TEORIA DAS FILAS PARA A ANÁLISE DE ESTACIONAMENTO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS

  • Willer Luciano Carvalho Universidade Federal de Goiás

Resumo

Nos grandes centros urbanos os problemas relacionados com a mobilidade têm sido crescentes. Dentre eles, está o intenso desenvolvimento de polos geradores de tráfego, como os centros universitários, que desenvolvem em geral sem planejamento prévio para os espaços destinados ao estacionamento de veículos, fazendo com que as vias urbanas sejam usadas para tal fim, o que causa problemas de congestionamento nessas localidades. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo o estudo, por meio da Teoria das Filas, das áreas de estacionamentos existentes em centros universitários, a fim de avaliar a capacidade das mesmas e identificar possíveis déficits. Para tal, foi realizado um estudo de caso dentro da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás â UFG. Neste estudo, foi realizado um levantamento de dados de campo, aplicando-se um questionário com os usuários do estacionamento, e depois foi aplicada a Teoria das Filas para dimensionar o estacionamento. No questionário eram observadas questões como periodicidade de uso do estacionamento e o tempo de ocupação das vagas. Foi coletada uma amostra de 315 alunos, o que correspondeu a 95% de nível de confiança e 5% de erro amostral. Assim, observou-se que dentro da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás existe déficit de 36% no número de vagas oficiais, forçando os alunos a utilizarem a via pública como alternativa para estacionarem seus veículos.

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Biografia do Autor

Willer Luciano Carvalho, Universidade Federal de Goiás
Engenheiro Civil com mestrado e doutorado em Transportes pela Universidade de Brasília. Atuou profissionalmente como engenheiro de transportes na Companhia Metropolitana de Transportes Públicos da Região Metropolitana de Goiânia â CMTC, como gerente do projeto do Transporte Escolar Rural no Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes da Universidade de Brasília - CEFTRU/UNB, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, como engenheiro sênior na Secretaria Especial de Portos da Presidência da República â SEP, e como coordenador do projeto do Custo Aluno do Transporte Escolar Rural no Brasil na Fundação de Apoio Tecnológico e Científico do Tocantins, em parceria com o FNDE. Atualmente atua como Professor Adjunto e Vice Coordenador do curso de graduação em Engenharia de Transportes, da Universidade Federal de Goiás
Publicado
2018-11-12
Como Citar
Luciano Carvalho, W. (2018). TEORIA DAS FILAS PARA A ANÁLISE DE ESTACIONAMENTO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS. Revista Produção Industrial & Serviços, 4(1), 72-88. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52367