TEORIA DAS FILAS PARA A ANÁLISE DE ESTACIONAMENTO EM CENTROS UNIVERSITÁRIOS
Resumo
Nos grandes centros urbanos os problemas relacionados com a mobilidade têm sido crescentes. Dentre eles, está o intenso desenvolvimento de polos geradores de tráfego, como os centros universitários, que desenvolvem em geral sem planejamento prévio para os espaços destinados ao estacionamento de veículos, fazendo com que as vias urbanas sejam usadas para tal fim, o que causa problemas de congestionamento nessas localidades. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo o estudo, por meio da Teoria das Filas, das áreas de estacionamentos existentes em centros universitários, a fim de avaliar a capacidade das mesmas e identificar possíveis déficits. Para tal, foi realizado um estudo de caso dentro da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás â UFG. Neste estudo, foi realizado um levantamento de dados de campo, aplicando-se um questionário com os usuários do estacionamento, e depois foi aplicada a Teoria das Filas para dimensionar o estacionamento. No questionário eram observadas questões como periodicidade de uso do estacionamento e o tempo de ocupação das vagas. Foi coletada uma amostra de 315 alunos, o que correspondeu a 95% de nível de confiança e 5% de erro amostral. Assim, observou-se que dentro da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás existe déficit de 36% no número de vagas oficiais, forçando os alunos a utilizarem a via pública como alternativa para estacionarem seus veículos.