IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS PARA A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
Resumo
O presente estudo traz como objetivo verificar se o preço de venda do alimento vendido a quilo atinge o percentual de lucratividade esperado pelo proprietário de um restaurante localizado no município de Chapecó-SC. Os dados foram coletados por meio das comandas pagas no almoço referente ao período de 19 a 24 de dezembro de 2016, assim como documentos fornecidos pela contabilidade do restaurante que se referem ao período de dezembro de 2016, logo, no que diz respeito aos procedimentos, a pesquisa é caracterizada como um estudo de caso. Quanto à abordagem do problema, para a análise dos dados, foi utilizado método qualitativo. Após a conclusão da coleta, observou-se que o custo do alimento vendido a quilo no restaurante é de R$ 14,44. Com a aplicação da fórmula do Mark-up, percebe-se, que para atingir o lucro desejado de 30%, o preço de venda deveria ser de R$ 21,88. Como o preço de venda usado pelo estabelecimento foi de R$ 24,90, com o preço praticado atualmente, o restaurante está conseguindo obter um percentual de lucro de 38% sobre seus custos e despesas referentes ao alimento vendido a quilo, 8% a mais do que o esperado pelo proprietário. Mesmo assim, sugere-se ao proprietário que adote um método de custeio no restaurante e realize este trabalho por um período maior e em todos os seguimentos que o restaurante opera.Downloads
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Publicado
2018-11-19
Como Citar
Lizot, M., Venancio, L. C., Krüger, S. D., Petri, S. M., & Thesari, S. S. (2018). IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS PARA A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA. Revista Produção Industrial & Serviços, 4(2), 13-32. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52375
Seção
Engenharia Econômica