IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS PARA A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

  • Mauro Lizot Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Luan Carlos Venancio Unochapecó
  • Silvana Dalmutt Krüger Unochapecó
  • Sérgio Murilo Petri Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Shirley Suellen Thesari Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-PB

Resumo

O presente estudo traz como objetivo verificar se o preço de venda do alimento vendido a quilo atinge o percentual de lucratividade esperado pelo proprietário de um restaurante localizado no município de Chapecó-SC. Os dados foram coletados por meio das comandas pagas no almoço referente ao período de 19 a 24 de dezembro de 2016, assim como documentos fornecidos pela contabilidade do restaurante que se referem ao período de dezembro de 2016, logo, no que diz respeito aos procedimentos, a pesquisa é caracterizada como um estudo de caso. Quanto à abordagem do problema, para a análise dos dados, foi utilizado método qualitativo. Após a conclusão da coleta, observou-se que o custo do alimento vendido a quilo no restaurante é de R$ 14,44. Com a aplicação da fórmula do Mark-up, percebe-se, que para atingir o lucro desejado de 30%, o preço de venda deveria ser de R$ 21,88. Como o preço de venda usado pelo estabelecimento foi de R$ 24,90, com o preço praticado atualmente, o restaurante está conseguindo obter um percentual de lucro de 38% sobre seus custos e despesas referentes ao alimento vendido a quilo, 8% a mais do que o esperado pelo proprietário. Mesmo assim, sugere-se ao proprietário que adote um método de custeio no restaurante e realize este trabalho por um período maior e em todos os seguimentos que o restaurante opera.

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Biografia do Autor

Mauro Lizot, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Graduado em Ciências Contábeis (Centro Universitário Diocesano de Palmas â UNICS); Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (Universidade Tecnológica Federal do Paraná â UTFPR-PB); Doutorando em Engenharia de Produção (Universidade Tecnológica Federal do Paraná â UTFPR-PG). Estudante, pesquisador na temática do agronegócio.
Luan Carlos Venancio, Unochapecó
Bacharel em Ciências Contábeis Unochapecó.
Silvana Dalmutt Krüger, Unochapecó
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2000), Pós-Graduação em Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis (2002) e Contabilidade Gerencial Estratégica (2010). Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (2012) e Doutora em Contabilidade pela UFSC (2017). Com experiência profissional nas áreas Administrativa e Gerencial. Atua na graduação como docente na graduação de Ciências Contábeis, e em cursos de pós-graduação lato sensu em disciplinas de Contabilidade Gerencial, Controladoria, Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade, Contabilidade Societária com ênfase em Ativos Biológicos. Professora do programa de mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó. Participante dos Grupos de Pesquisa Controle de Gestão e Desenvolvimento (Unochapecó) e do Grupo Contabilidade, Organizações e Sociedade (Unochapecó).
Sérgio Murilo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Mestrado em Contabilidade (PPGC/UFSC). Também atua como professor de Cursos de Especialização e de MBA, por várias instituições no Brasil. Referee da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) (1807-1821). Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Avaliação de desempenho Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Contabilidade Gerencial. Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - MCDA-C, Balanced Scorecard - BSC, Avaliação de desempenho, Planejamento Estratégico e Planejamento tributário. Participante do Grupo de Pesquisa Gestão Pública e Avaliação de Desempenho.
Shirley Suellen Thesari, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-PB
Graduada em Administração; Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (Universidade Tecnológica Federal do Paraná â UTFPR-PB); Doutoranda em Engenharia de Produção (Universidade Tecnológica Federal do Paraná â UTFPR-PG). Estudante, pesquisador na temática do agronegócio.
Publicado
2018-11-19
Como Citar
Lizot, M., Venancio, L. C., Krüger, S. D., Petri, S. M., & Thesari, S. S. (2018). IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS PARA A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA. Revista Produção Industrial & Serviços, 4(2), 13-32. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52375
Seção
Engenharia Econômica