FLUXO DE CAIXA â IMPLANTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO EM UMA MICROEMPRESA
Resumo
O fluxo de caixa constitui-se em uma ferramenta de gestão essencial para que a empresa possa ter agilidade e segurança em suas atividades financeiras. Assim, o fluxo de caixa deverá refletir com precisão a situação econômica da empresa, em termos financeiros de futuro, possibilitando que o gestor planeje e controle os recursos da empresa.
Após implementar o fluxo de caixa na micro empresa em estudo, espera-se obter informações necessárias para a tomada de decisão e resultados satisfatórios em um curto espaço de tempo. Logo, a empresa poderá separar as entradas e saídas e as despesas familiares (retiradas de sócio). O fluxo de caixa poderá trazer segurança à proprietária da empresa, porque permitirá o conhecimento da capacidade da empresa em cumprir seus compromissos, no período coberto pelo fluxo de caixa.
A realização deste trabalho possibilita aplicar na prática os conceitos teóricos. Entende-se que esta pesquisa constituirá mais um trabalho sobre ferramentas usadas na área de gestão financeira, neste caso, o Fluxo de Caixa - um estudo de caso sobre implantação de Fluxo de Caixa em empresa familiar de pequeno porte, que contribuirá para a melhor compreensão do assunto e mostrar a importância desta ferramenta para a gestão de empresa de pequeno porte.