APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DE ANÁLISE E DETERMINAÇÃO DO NÁVEL DE MATURIDADE NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Resumo
As empresas buscam sempre melhoria contínua em todos os processos, assim é de extrema importância melhorar os níveis de desempenho e de gestão. Este artigo tem por objetivo determinar e propor melhorias no nível de maturidade no Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa fornecedora de kits de manuais do setor automotivo. Para isso, foi utilizado um questionário composto de 16 questões de múltipla escolha enviado via e-mail ao responsável pela qualidade, através do modelo proposto por Pereira (2014), este afim de obter uma resposta mais adequada aos processos de sua empresa. No final deste questionário o gestor deve retornar via e-mail às respostas para análise dos dados e elaboração dos resultados. O modelo proposto foi aplicado em uma rede horizontal, porém nesta pesquisa foi aplicado em uma rede vertical, para identificar o grau de maturidade das empresas e a viabilidade do mesmo. Para determinar o resultado do nível de maturidade do sistema da gestão da qualidade das empresas foram respondidos onze questionários baseados no modelo. A partir dos resultados foi possível concluir que o modelo de maturidade do sistema da gestão da qualidade aplicado em uma rede vertical pode ter a mesma efetividade em uma rede horizontal, pois segundo os dados obtidos após a avaliação de onze empresas de uma rede vertical, puderam ser identificados satisfatoriamente os eixos da qualidade que deverão ser trabalhados para alcançar um nível alto de maturidade da qualidade na empresa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-07
Como Citar
Reyes, B. O. V., Camargo, B. S., Teixeira, T., & Betim, L. (2018). APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DE ANÁLISE E DETERMINAÇÃO DO NÁVEL DE MATURIDADE NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE. Revista Produção Industrial & Serviços, 5(1), 103-118. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52392
Seção
Engenharia da Qualidade