DECISÃO ENTRE COMPRAR DO FABRICANTE OU DA DISTRIBUIDORA DE MERCADORIAS: ESTUDO DE CASO

  • Rodney Wernke GRUPEM - Grupo de Pesquisa em Gestão de Pequenas Empresas e Empreendedorismo/UNISUL.
  • Ivone Junges GRUPEM - Grupo de Pesquisa em Gestão de Pequenas Empresas e Empreendedorismo/UNISUL.

Resumo

O estudo objetivou identificar, no contexto de uma oficina mecânica de pequeno porte, os efeitos no resultado das vendas decorrentes da decisão de adquirir insumos diretamente do fabricante ou comprar de distribuidor de mercadorias, considerando as condições comerciais que cada fornecedor oferta. Para essa finalidade foi empregada metodologia classificável como descritiva e qualitativa, no formato de estudo de caso. Concluiu-se que a melhor opção seria a de comprar diretamente da fábrica, em vez de optar pela aquisição junto a distribuidores de mercadorias, se considerados os valores monetários (custo de compra e preço de venda), o custo de oportunidade e os prazos associados ao contexto pesquisado. Ou seja, a compra direto do fabricante proporcionaria lucro na venda de R$ 3.397,47, o que supera em R$ 908,53 o resultado que seria obtido ao adquirir a mesma quantidade de produtos na distribuidora. A contribuição teórica consiste em evidenciar uma aplicação adicional da equação que mensura o resultado das vendas considerando os prazos do ciclo operacional da empresa, de vez que não foram encontradas outras publicações que discorressem sobre a decisão de comprar do fabricante ou do distribuidor de mercadorias.

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Biografia do Autor

Rodney Wernke, GRUPEM - Grupo de Pesquisa em Gestão de Pequenas Empresas e Empreendedorismo/UNISUL.
Contador, Doutor em Engenharia de Produção/UFSC.
Ivone Junges, GRUPEM - Grupo de Pesquisa em Gestão de Pequenas Empresas e Empreendedorismo/UNISUL.
Economista, Doutora em Engenharia de Produção/UFSC, Professora universitária.
Publicado
2019-12-19
Como Citar
Wernke, R., & Junges, I. (2019). DECISÃO ENTRE COMPRAR DO FABRICANTE OU DA DISTRIBUIDORA DE MERCADORIAS: ESTUDO DE CASO. Revista Produção Industrial & Serviços, 6(1), 63-72. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52403