AS CONDIÇÕES DE TRABALHO HUMANO NA AVICULTURA: INOVAÇÃO EM ERGONOMIA

  • Andromeda Segato CESURG
  • Rubens Meneguzzi CESURG
  • Ademilson Setti CESURG
  • Juliane Ruffatto CESURG

Resumo

A inovação e o desenvolvimento de novos produtos ganha ênfase no cenário das empresas, haja vista a sobrevivência no mercado. Assim sendo, o objetivo do estudo é avaliar a contribuição da inovação e desenvolvimento de produto para a ergonomia no trabalho de apanhadores de frango. Para atingir o objetivo proposto, esse artigo trata-se de um estudo de caso que foi realizado em uma empresa do ramo agrícola na região norte do estado do Rio Grande do Sul, que procura desenvolver novos produtos com objetivo de reduzir o trabalho braçal e melhorar a ergonomia dos que o realizam. Essas inovações são motivadas em vista das necessidades do mercado, o método utilizado para cumprir o objetivo foi o qualitativo, e os dados foram coletados no segundo semestre de 2018, com entrevistas direcionadas aos sócios da empresa em questão, ao gestor das equipes de carregamento e aos apanhadores de frango.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andromeda Segato, CESURG
Acadêmica Curso de Engenharia de Produção CESURG/RS.
Rubens Meneguzzi, CESURG
Graduado em Engenharia Mecânica (2017) pela Universidade de Passo Fundo,cursando pós graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF) pela Universidade de Passo Fundo, Gerente Comercial da STARTUP Meneguzzi Máquinas & Equipamentos. Durante a graduação e o mestrado atuou no desenvolvimento de novas tecnologias e inovações aplicadas ao agronegócio, onde resultou em três pedidos de invenções. Atualmente é Docente no Centro de Ensino Superior Rio Grandense (CESURG - MARAU) e atua nas disciplinas de Hidráulica aplicada as engenharias, hidráulica agrícola, física, topografia e processos e projetos de fabricação.
Ademilson Setti, CESURG
Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo, Brasil(2017). Gerente Administrativo/Financeiro e Projetos do Meneguzzi Máquinas & Equipamentos.
Juliane Ruffatto, CESURG
Doutoranda em Administração pela UNISINOS, área de concentração: Organizações e Competitividade, Mestre em Administração pela Faculdade Meridional - IMED (2017), especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade Meridional - IMED (2014) e bacharel em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2012).
Publicado
2019-12-19
Como Citar
Segato, A., Meneguzzi, R., Setti, A., & Ruffatto, J. (2019). AS CONDIÇÕES DE TRABALHO HUMANO NA AVICULTURA: INOVAÇÃO EM ERGONOMIA. Revista Produção Industrial & Serviços, 6(1), 106-115. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52407