ANÁLISE DAS CONDIÇÕES TÉRMICAS: ESTUDO DE CASO DO LABORATÓRIO DE GEOTECNIA DA UEL

  • Renan Felipe Braga Zanin Universidade Estadual de Londrina
  • Alana Dias de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Thalita Gorban Ferreira Giglio Universidade Estadual de Londrina
  • José Luis Dalto Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Os ambientes acadêmicos exigem um alto nível de concentração para a realização das atividades. No entanto, esta condição pode ser prejudicada devido ao stress ou desconforto térmico. Além disso, a sobrecarga térmica pode resultar em problemas de saúde para as pessoas, como desidratação e exaustão. Portanto, este trabalho tem como objetivo a avaliação das condições térmicas do Laboratório de Geotecnia da Universidade Estadual de Londrina, a fim de se caracterizar o ambiente e propor medidas de controle. Para isso, foram utilizados índices de avaliação de calor indicados pelas Normas Regulamentadoras NR-15, para sobrecarga térmica, e NR-17, para conforto térmico, sendo eles o Ándice de Bulbo Úmido-Termômetro de Globo (IBUTG) e o Ándice de Temperatura Efetiva Corrigida (TEC), respectivamente. Os resultados mostraram que o laboratório apresenta condição de insalubridade no verão, com um IBUTG acima do limite permitido pela norma. A TEC e a umidade relativa do ar também se encontram acima dos limites sugeridos pela norma. São sugeridas algumas medidas mitigadoras desse problema a fim promover um conforto térmico no ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan Felipe Braga Zanin, Universidade Estadual de Londrina
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina, em 2014 com período sanduíche pelo programa Ciências sem Fronteiras, no ano de 2013, morando em Montreal, Canadá, e estudando, na Concordia University, por um ano. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, em nível de Especialização, pela Universidade Estadual de Londrina, em 2017. Atualmente, cursa Mestrado em Engenharia Civil, também pela Universidade Estadual de Londrina, com ênfase na área de Geotecnia. Atua como assessor especial do Laboratório de Geotecnia da UEL, auxiliando na execução de ensaios de pesquisas de alunos de IC, TCC, Mestrado e Doutorado, além de auxiliar nas aulas de laboratório das disciplinas de Mecânica dos Solos, da graduação, e Mecânica dos Solos Experimental, da pós-graduação. Tem experiência em Geotecnia, desenvolvendo atividades em diversos tipos de ensaios laboratoriais de estudo dos solos, tais como caracterização, compactação, resistência ao cisalhamento, compressibilidade, permeabilidade e determinação de curvas características.
Publicado
2018-12-21
Como Citar
Zanin, R. F. B., Oliveira, A. D. de, Giglio, T. G. F., & Dalto, J. L. (2018). ANÁLISE DAS CONDIÇÕES TÉRMICAS: ESTUDO DE CASO DO LABORATÓRIO DE GEOTECNIA DA UEL. Revista Produção Industrial & Serviços, 5(2), 25-41. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rev_prod/article/view/52412