PREVISÃO DE DEMANDA: UM EXPERIMENTO EM AMBIENTE SIMULADO
Resumo
Este estudo propõe um modelo quantitativo de análise e previsão de demanda, valendo-se de uma experiência simulada em gestão industrial. Preliminarmente, para efeito de formação de um conjunto de decisões igualmente simuladas, utilizam-se de modelos qualitativos na análise e na previsão da demanda, tomando-se como referência os modelos de Predição, Planejamento de cenários e Projeção por dados históricos, caracterizando a pesquisa como bibliográfica e de natureza aplicada. Após a análise dos resultados das decisões efetivadas, verificou-se a limitação na utilização desta abordagem, dada sua pouca assertividade, com margens de erro que subutilizaram os esforços de produção. Para tanto, a fim de melhorar a assertividade das previsões futuras, com base no comportamento provável de decisões em um mercado oligopolista, estruturou-se um modelo quantitativo de análise e previsão de demanda, valendo, para tanto, de dados totais do mercado em análise (demais agentes concorrentes) fornecidos pelo mesmo ambiente de simulação. A partir da criação do modelo econométrico, estruturou-se uma abordagem quantitativa em formato complementar à qualitativa. Os resultados apontam que o modelo concebido diminui a intuitividade do gestor e potencializa a de assertividade da previsão de demanda.
Palavras-chave: previsão de demanda; métodos qualitativos; métodos quantitativos; simulação.
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