Cadeia de Markov como variável para escolha de embalagens de produtos alimentícios
Resumo
Resumo
Em uma Cadeia de Markov um evento é influenciado diretamente por outro evento imediatamente anterior e este artigo abordou o comportamento optativo de uma população submetida a uma sequência de eventos markovianos de escolhas por diferentes embalagens de produtos alimentícios. A população foi composta por cidadãos residentes na macrorregião do meio oeste catarinense e os produtos foram fornecidos por uma empresa do setor frigoríficolocalizada dentro da mesma região. A amostra se caracterizou por um total de 56 pessoas.Para a coleta de dados, em um primeiro momento foi compartilhado com os entrevistados duas amostras de embalagens vazias e solicitada a escolha de uma delas.Imediatamente depois da escolha, foram compartilhadas as mesmas embalagens com produtos alimentícios em seu interior e solicitada a escolha entre permanecer com a embalagem escolhida no primeiro momentoou trocar de opção.Assim, levantou-se a fidelização para cada item. Com a porcentagem de fidelização, foi possível levantar as porcentagens futuras referentes ao estado limite. No primeiro momento, 53,57% dos entrevistados escolheram a embalagem predominantemente vermelha e destes 30% migrou para a outra opção no segundo momento.Dentre aquela porcentagem da amostra que escolheu a segunda opção de embalagem (predominantemente na cor amarela) no primeiro momento, 50% migrou para outra opção de embalagem durante o segundo momento. Como consequência, os cálculos markovianos mostraram um estado limite onde 62,50% das pessoas escolheriam a embalagem vermelha e 37,50% escolheriam a embalagem amarela. Mostrando assim que a embalagem pode ser um fator determinante de escolha entre produtos idênticos.
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Palavras-chave: Cadeia de Markov; Consumo; Embalagem; Neuromarketing.