Seminário de Fontes e Métodos
Uma abordagem metodológica e o uso de acervos digitais
Resumen
O presente artigo busca expor o desenvolvimento e a aplicação de uma atividade prática de fontes e métodos a uma turma de Pesquisa Histórica I. Tendo em vista o diagnóstico da dificuldade do alunado do curso com metodologia histórica, o monitor e o docente traçaram a estrutura de funcionamento da atividade. Esta foi expor os repositórios digitais e fazer uma análise de uma fonte selecionada. Foram apresentados a Brasiliana Fotográfica, Memória Estatística do Brasil e Hemeroteca Digital. Os métodos utilizados foram Mauad (1996), Moura Filho (2008) e Barros (2021). A atividade foi satisfatória, teve boa recepção por parte dos alunos e reforça a importância do Programa de Iniciação à Docência no Ensino Superior.
Descargas
Citas
BARROS, José d´Assunção. História digital: a historiografia diante dos recursos e demandas de um novo tempo. 1. ed. São Paulo: Vozes, 2022. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 11 fev. 2025.
BARROS, José D’Assunção. O Projeto de Pesquisa em História. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.
BARROS, José D'Assunção. Sobre o uso dos jornais como fontes históricas - uma síntese metodológica. Revista Portuguesa De História, v. 52, p. 397-419, 2021.
CARDOSO, Ciro Flamarion Santana; BRIGNOLI, Héctor Pérez. Métodos da História. Rio de Janeiro: Graal, 1981.
CAVALCANTI, Carlos André; PEIXOTO, Edson Peixoto. A Monitoria no Ensino Superior de História: Desafios e Avanços. Cadernos do Logepa, João Pessoa, v. 6, p. 4- 11, 2005.
ESTATÍSTICA, Directoria Geral de. SOUSA, José Carlos Pereira. A administração estadual analysada na Assembleia Legislativa. Correio Paulistano, São Paulo, 19 de fev. de 1937, p.3.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FORTES, Alexandre. Formando historiadores na era digital: concepções e ferramentas. Revista Mundos do Trabalho, Florianópolis, v. 13, p. 1–13, 2021. DOI: 10.5007/1984-9222.2021.e80880. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho/article/view/80880. Acesso em: 12 fev. 2025.
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 27, n. 1, p. 133–153, 2016. Disponível em:https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645902. Acesso em: 15 set. 2024.
LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de Pesquisa: uma Introdução. Bauru:Edusc, 2002.
MAUAD, Ana Maria. Fotografia e História: Interfaces. Tempo, Niterói, v. 2, n.1, 1996, pp. 26-46.
MIRANDA, Margarida. Código pedagógico dos jesuítas: Ratio Studiorum da Companhia de Jesus. Campo Grande: Esfera do Caos, 2009.
MOURA FILHO, Heitor Pinto. O Uso da Informação Quantitativa em História - Tópicos para Discussão. Locus: Revista de História, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, 2008, pp. 41-83.
NUNES, João Batista Carvalho. Monitoria acadêmica: espaço de formação. In.: SANTOS, Mirza Medeiros; LINS, Nostradamos de Medeiros (orgs.). A Monitoria como Espaço de Iniciação à Docência: Possibilidades e Trajetórias. Natal: EDUFRN, 2007.
Derechos de autor 2025 Filipe França Neves De Oliveira, Thiago Vinicius Mantuano da Fonseca

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento 4.0.
