https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/issue/feed Revista Interdisciplinar de Marketing 2025-03-12T18:50:17+00:00 Francisco Giovanni David Vieira rev-rimar@uem.br Open Journal Systems <p>A Revista Interdisciplinar de Marketing com o ISSN 1676-9783, é uma Publicação do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá, editada em Maringá, Brasil. Tem periodicidade semestral e publica artigos em marketing, estudos de mercado, estudos de consumo, e áreas afins.&nbsp;</p> https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/75958 Novo Quartil no SPELL 2025-03-12T18:49:43+00:00 Francisco Giovanni David Vieira fgdvieira@uem.br <p>Editorial de apresentação da RIMAR, volume 15, número 1, janeiro-junho de 2025, destacando a nova posição ocupada pela revista no indexador e biblioteca eletrônica SPELL – <em>Scientific Periodicals Electronic Library</em>.</p> 2025-03-01T23:41:57+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Interdisciplinar de Marketing https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/69322 When Following Digital Influencers On Social Media And Buying Their Products Used Shapes Consumption 2025-03-12T18:50:17+00:00 Valter Afonso Vieira vavieira@uem.br <p>While social influencers as streamers promote and endorse brands in social media, we do not know how following the influencer can shape the consumer’s shopping behavior. Twitch.tv is a social media and a live streaming platform for players and gamers. Social influencers work in Twitch.tv aiming influence consumer shopping behavior. Drawing on Social Identity Theory and Endorsement Theory, the authors propose a theoretical framework that consumers following an influencer on social media and buying products used by him/her both moderate the impact of brand recall, trust, and involvement on the total spent in game monthly. We collected data through social media by posting our questionnaire at the Twitch.tv with 270 gamers. The results showed that following the influencer in social media strengthens the main effect of trust and brand recall on total spent in game monthly. Moreover, the greater the number of products bought after seeing an influencer using them, the greater the main effect of trust and involvement on total spent in game monthly. The theoretical reason is because the consumers that buy trustworthy products used by the influencer do so to modify their self-concept and develop relationships with social media celebrities.</p> 2025-02-26T19:23:07+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Interdisciplinar de Marketing https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/71135 Teoria das Representações Sociais e o Consumo de Cachaça: Um Olhar dos Apreciadores Sobre o Seu Consumo 2025-03-12T18:50:15+00:00 Elisabeth Thaiane Tercino de Araújo elisabethtercino@yahoo.com.br Valéria da Glória Pereira Brito vgpbrito@ufla.br Mozar José de Brito mozarbrito@gmail.com Daniel Calbino Pinheiro dcalbino@ufsj.edu.br <p>A cachaça assume um papel significativo no Brasil, em diversas perspectivas, constituindo-se como um símbolo da identidade nacional. Assim, o ato de consumir cachaça carrega consigo simbolismos, rituais, cultura e tradição, tornando-se um elemento na construção da identidade dos seus apreciadores. &nbsp;Dessa forma, surgem questões de como os apreciadores de cachaça artesanal entrevistados, compreendem o seu consumo? Quais as representações sociais destes ao que tange seu consumo? Isto posto, este estudo objetiva compreender as representações sociais dos consumidores de cachaça artesanal de alambique acerca do se trata consumir uma cachaça de qualidade. Para&nbsp; isso,&nbsp; foram&nbsp; realizadas&nbsp; 17&nbsp; entrevistas&nbsp; com apreciadores de cachaça artesanal, os quais incluem homens e mulheres. Ademais, os documentos foram utilizados como aporte de análise. &nbsp;A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo. Foram trabalhadas questões como um perfil identitário dos entrevistados, bem como a materialidade e o significado do consumo. Os entrevistados apresentaram-se como conscientes e de fato apreciadores, isto é, consumidores preocupados com aspectos sensoriais e quantidades. Os copos e taças foram unânimes, constituindo-se como parte relevante no ato de consumir. Por fim, prazeres, bem-estar e relaxamento foram pontuados como questões almejadas ao consumir, sendo estas sensações provenientes de tal.</p> 2025-02-26T19:55:43+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Interdisciplinar de Marketing https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/75602 Translações Para o Mercado: Análise do Processo de Interconexão Entre as Dimensões Tecnológicas de Produção e de Mercado 2025-03-12T18:50:08+00:00 Marlon Dalmoro marlondalmoro@gmail.com Daniel Carvalho de Rezende rezendedc@gmail.com <p>A relação entre tecnologia e mercados usualmente tem sido descrita numa perspectiva linear, envolvendo a transferência de tecnologia como um recurso na construção do mercado. Neste estudo, adota-se uma perspectiva complementar interessada em compreender a construção de interconexão entre práticas heterogêneas que operam nas dimensões de tecnologia e mercado, configurando um processo dinâmico. Para isso, busca-se descrever processos de construção de tecnologias e de mercado e a forma como estes exercem agenciamentos na construção de uma rede capaz de transladar dispositivos entre as dimensões tecnológicas e de mercado. O plano empírico foi elaborado a partir de um olhar interpretativo no mercado de queijos finos. Os resultados descrevem um conjunto heterogêneo de práticas desempenhadas pelos atores em duas dimensões interconectadas por meio de mecanismos de translação. Por fim, apresenta-se um modelo de translação de tecnologias de produção para o mercado, bem como discute-se implicações teóricas e práticas decorrentes deste modelo.</p> 2025-02-26T20:21:12+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Interdisciplinar de Marketing https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/72187 Influenciando Sabores: O Potencial do Endosso Pago Para Elevar o Engajamento e Impulsionar os Serviços de Restaurantes 2025-03-12T18:50:06+00:00 Maria Eduarda de Oliveira Cavalcante eduardaa.cavallcante@gmail.com Nicholas Lemos Sena Nicholaslemos47@gmail.com Ananias Costa Oliveira ananiasoliveira@unifap.br Glauber Ruan Barbosa Pereira glauber@unifap.br <p>O crescimento das mídias sociais tornam o marketing de influência uma estratégia poderosa para alcançar consumidores e construir reputações positivas das marcas. O objetivo deste estudo foi compreender como o marketing de influência pode impactar no engajamento de clientes e na divulgação dos serviços de empresas do setor alimentício. Foi conduzida uma pesquisa qualitativa, com aplicação de Análise de Conteúdo aplicada a mídias sociais, complementada por uma Análise de Similitude utilizando o <em>software</em> Iramuteq, tendo como foco publicações provenientes do perfil no Instagram de um restaurante: uma endossada por influenciadores digitais e outra orgânica. Os resultados revelam que a mídia endossada por influenciadores obteve métricas de engajamento superiores em comparação com a mídia orgânica. Além disso, a mídia endossada expandiu o alcance da marca, estimulando os consumidores de forma multissensorial a desejar experimentar os produtos e serviços anunciados e visitar o estabelecimento. Foi identificado que o influenciador patrocinado deixa um resíduo de sua influência para as postagens seguintes, acionando rotas periféricas de persuasão que podem auxiliar a empresa a prever o comportamento do consumidor. Esses achados sugerem que gestores e profissionais podem utilizar o marketing de influência como uma ferramenta estratégica para aumentar a visibilidade das marcas nas mídias sociais.</p> 2025-02-26T20:54:37+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Interdisciplinar de Marketing https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/74083 Se Digo Que é Bom, Compre: As Características Valorizadas no Processo de Compra de Cosméticos de Influenciadores Digitais 2025-03-12T18:50:03+00:00 Mariana Bonotto marianapbonotto@hotmail.com Marcelo Castañeda marcelo.castaneda@facc.ufrj.br <p>As mídias sociais são consideradas por uma parcela das consumidoras como propulsoras de informações que auxiliam no momento de compra, além de ser o principal canal no qual influenciadores digitais crescem e criam conexões com seus seguidores. Nesse viés, o presente estudo tem como objetivo compreender os principais fatores que influenciam no processo de tomada de decisão de compra de cosméticos de marcas de influenciadores digitais sob a ótica de consumidoras. Os cosméticos de marcas próprias de influenciadores ganham espaço no mercado brasileiro ao passo que a confiança depositada em cima de suas personalidades é transferida aos produtos, que se tornam sucessos de venda entre seu público-alvo. Para esse estudo qualitativo, entrevistou-se onze mulheres que se denominam consumidoras de cosméticos e acompanham influenciadoras nas mídias sociais. Sob a perspectiva teórica da influência das mídias sociais na promoção de produtos e a relação entre influenciadores digitais e cosméticos, foi possível compreender a importância e a relevância dessa profissão na formação de opiniões e no processo de compra de consumidoras de cosméticos.</p> 2025-02-26T21:22:26+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Interdisciplinar de Marketing https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/75129 As Práticas de Marketing do Mercado de Alimentos Ultraprocessados: Os Arranjos Materiais e Discursivos e as Percepções dos Consumidores 2025-03-12T18:50:00+00:00 Bruno Medeiros Ássimos bruno.assimos@gmail.com Kátia Firmino Duarte katia.firmino@educacao.mg.gov.br Rodrigo Cassimiro de Freitas rodrigocassfreitas@pucminas.br <p>O artigo explora como práticas de marketing impactam o consumo de alimentos ultraprocessados, destacando arranjos materiais (embalagens, propagandas) e discursivos (mensagens de saudabilidade e conveniência). Adotando a teoria dos Estudos de Mercado Construtivistas, a pesquisa utilizou entrevistas com consumidores, pesquisadores de saúde e profissionais da indústria para identificar a percepção dos consumidores sobre esses alimentos.&nbsp;Os resultados indicam que o marketing atribui significados emocionais aos produtos, como prazer, relaxamento e recompensa, influenciando escolhas alimentares. Estratégias como apelos à praticidade e associações com sentimentos positivos moldam os hábitos de consumo, muitas vezes em detrimento da qualidade nutricional. Além disso, informações nutricionais parciais e práticas promocionais reforçam vulnerabilidades cognitivas e sistêmicas dos consumidores.&nbsp;O estudo conclui que, ao explorar sensações e sentimentos, as práticas de marketing elevam o consumo de ultraprocessados, contribuindo para problemas de saúde pública, como obesidade. Sugere-se maior regulação e educação nutricional para mitigar esses efeitos. Este trabalho contribui ao debate sobre o papel do marketing na formação de mercados e suas implicações sociais e de saúde.</p> 2025-02-26T22:07:52+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Interdisciplinar de Marketing https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/75170 Marketing e Pressão Social: Como as Expectativas da Sociedade Impactam a Escolha Por Uma Alimentação Saudável Para Bebês e Crianças 2025-03-12T18:49:57+00:00 Thais Isidoro Gonçalves pg405719@uem.br Juliano Domingues da Silva jdsilva2@uem.br <p>Este estudo analisou a influência da pressão social sobre as decisões dos pais na introdução alimentar saudável para crianças. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, com a aplicação de um questionário estruturado com 54 respondentes. Os dados foram analisados por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e Análise de Variância (ANOVA), permitindo identificar os principais fatores que impactam as escolhas alimentares parentais. Os resultados indicaram que as relações interfamiliares e a exposição a eventos sociais desempenham um papel significativo na introdução alimentar. A pesquisa contribui para o campo dos Estudos do Comportamento do Consumidor, ao demonstrar como o ambiente social pode influenciar a adesão às recomendações nutricionais. Sugere-se que políticas públicas e ações educacionais sejam fortalecidas para minimizar os efeitos da pressão social na alimentação infantil.</p> 2025-02-28T13:46:40+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Interdisciplinar de Marketing https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/75210 Sistema de Marketing da Educação Para o Empreendedorismo: Análise dos Empreendedores MEI e ME 2025-03-12T18:49:54+00:00 Rebeca Sá do Nascimento Carrazzoni rebecasa.nascimento@gmail.com Rita de Cássia de Faria Pereira rita.pereira@pesquisador.cnpq.br <p>Com o aumento da demanda, das facilidades tecnológicas e da digitalização, a educação para o empreendedorismo ganhou destaque com o público empresarial que já atuava no mercado e queria desenvolver habilidades para gerenciar seus negócios, isso impulsionou a diversificação de ofertas e soluções gerenciais. Nessa ocasião, as demandas de marketing se sobressaíram, causando problemas aos empreendedores que não eram capazes, muitas vezes, de lidar com as exigências e não conseguiam compreender e atuar dentro do escopo da área. Posto isso, a problemática aborda esse contexto sob uma visão de Macromarketing e sistemas de marketing, tendo como objetivo analisar como se configura a educação para o empreendedorismo em marketing direcionada aos empreendedores MEI e ME à luz do conceito de sistema de marketing. Para tanto, a pesquisa descrita, exploratória e qualitativa compreende o fenômeno realizando 12 entrevistas com empreendedores e profissionais atuantes nesse contexto. Desse modo, delimita-se o sistema de marketing da educação para o empreendedorismo (SMEE), caracterizando suas entradas, seu funcionamento e suas saídas, analisando seu impacto nos envolvidos e, ainda, contribuindo para os debates sobre a teoria e aplicação do marketing.</p> 2025-02-28T14:22:46+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Interdisciplinar de Marketing https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/74455 Prossumo: Experiências Práticas no Contexto Atual de Consumo 2025-03-12T18:49:52+00:00 Guilherme de Farias Shiraishi guilherme.shiraishi@usp.br <p>Na sociedade pós-industrial, o fenômeno do "prossumo"—a junção de produção e consumo—ganha destaque com a transformação digital e demandas por sustentabilidade. Conceituado por Alvin Toffler, o prossumo hoje se manifesta em atividades mediadas por tecnologia, como autoatendimento em supermercados, criação de conteúdo online, geração de energia solar doméstica e avaliações em aplicativos. Nessas situações, os consumidores participam ativamente da produção de produtos e serviços, frequentemente sem perceber. Compreender o prossumo é essencial para profissionais de marketing melhorarem a jornada do cliente e reconhecerem a geração de valor, analisando impactos nas receitas e benefícios percebidos. Neste trabalho, busca-se refletir, por meio de ilustrações cotidianas, sobre como o conceito de prossumo evidencia transformações na oferta de bens e serviços, bem como suas consequências práticas e atuais na sociedade.</p> 2025-02-28T20:15:48+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Interdisciplinar de Marketing https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/75674 Marketing Tóxico: O Lucro Manda, os Gurus Celebram e o Propósito... Isso Ainda Importa? 2025-03-12T18:49:49+00:00 Nino Carvalho nino@ninocarvalho.com <p>Esta pensata desafia o marketing atual, marcado por uma busca alucinante pelo lucro e influenciado por gurus tão superficiais quanto relevantes. Discutindo a necessidade de uma reconexão com bases acadêmicas robustas, o texto critica como a ética foi à deriva e as práticas inclusivas negligenciadas tanto em ambientes acadêmicos quanto corporativos. O texto também aborda a discrepância entre o discurso de marcas e suas ações, propondo um retorno ao verdadeiro potencial transformador do marketing por meio de uma educação comprometida com a ética, a história e a crítica social. Parte essencial da solução para os desafios do marketing moderno é formar profissionais conscientes do profundo impacto que podem ter na construção de sociedades mais justas e plurais.</p> 2025-02-28T20:48:18+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Interdisciplinar de Marketing https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rimar/article/view/75942 Informações Editoriais e Nominata de Avaliadores - Ano de 2024 2025-03-12T18:49:47+00:00 . RIMAR rev-rimar@uem.br <p>Apresenta informações relativas a impacto da publicação de artigos, fluxo editorial, acesso ao website da RIMAR, artigos mais visitados no website da RIMAR, e nominata de avaliadores para o ano de 2024.</p> 2025-02-28T21:49:48+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Interdisciplinar de Marketing