<b>Propagação <em>in vitro</em> de <em>Oncidium baueri</em> Lindl. (Orchidaceae) sem usode ágar</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i1.1672
Resumo
O trabalho teve como objetivo a propagação in vitro de Oncidium baueri (Orchidaceae) sem uso de ágar como agente solidificante do meio de cultura. As sementes foram germinadas em meio Murashige e Skoog (MS, 1962) modificado com a metade da concentração de macronutrientes. As plântulas, ao atingirem em média 1 cm de altura, foram subcultivadas para frascos de plástico de 600 mL, contendo 200 mL do mesmo meio nutritivo utilizado para a germinação. Os tratamentos avaliados foram: 7 g de ágar por litro + meio 1/2 MS líquido; espuma de poliuretano picada + meio 1/2 MS líquido; esfagno + meio 1/2 MS líquido; areia grossa + meio 1/2 MS líquido. Oito meses após o início do experimento, as variáveis analisadas foram: altura da parte aérea, comprimento da maior raiz, número de brotações, número de raízes e matéria fresca total. As análises estatísticas demonstram que os tratamentos contendo esfagno ou areia não são indicados para substituírem o ágar, porém o tratamento com espuma de poliuretano picada proporcionou um ótimo enraizamento e ótimo desenvolvimento vegetativo das plântulas, sendo, portanto, uma alternativa eficiente e de menor custo para a substituição do ágar na propagação in vitro de Oncidium baueri.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.