Calibração de duas sondas de nêutrons em condições de campo e laboratório
Resumo
Foram testadas duas metodologias para a calibração de duas sondas de nêutrons, modelo CPN 503DR, que determina a umidade do solo, e CPN 501DR, que determina a umidade e a densidade do solo. A utilização de tambores, para acondicionar o solo na calibração da sonda de nêutrons em condições de laboratório, foi apropriada para os latossolos de textura argilosa. No latossolo de textura média, houve indícios de perdas de nêutrons pelas paredes do tambor. As equações de regressão linear, obtidas a campo e no laboratório para os latossolos de textura muito argilosa, tiveram coeficientes angulares semelhantes ao coeficiente angular da equação fornecida pelo fabricante, que, embora não determine o valor real da umidade do solo, pode ser útil na determinação de variações da umidade volumétrica. O modelo CPN DR501 apresentou menor sensibilidade na determinação da umidade volumétrica em relação ao modelo CPN 503DR.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.