<b>Uso de tabelas de vida das culturas como ferramenta de manejo de perdas de produtividade no tomateiro</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i4.440
Resumo
O objetivo deste trabalho foi a identificação e quantificação dos componentes de perdas de produtividade do tomateiro no campo e ambiente protegido, evidenciando o componente crítico e o fator-chave de perdas de produtividade da cultura, utilizando a metodologia tabela de vida das culturas. Dois experimentos (campo e ambiente protegido), consistindo de dois tratamentos (variedade Santa Clara e híbrido Débora Plus) e cinco repetições, foram conduzidos em Viçosa, Estado de Minas Gerais, Brasil. Durante o ciclo do tomateiro, o número de plantas mortas, causas de morte e o número de flores e frutos/planta foram avaliados. Na colheita, os frutos comerciais e danificados foram contados, pesados e classificados e as causas de perda foram identificadas. No campo, o componente de produção plantas foi considerado o componente crítico de perdas. O vírus TSWV foi considerado o fator-chave de perdas. Em ambiente protegido, frutos foi considerado o componente crítico de perdas. Podridão apical foi considerada o fator-chave de perdas.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







































