<strong>Conflitos socioeconômicos-ambientais relativos ao avanço do cultivo da soja em áreas de influência dos eixos de integração e desenvolvimento no Estado de Mato Grosso</strong> - DOI: 10.4025/actasciagron.v30i4.5305
Resumo
A pesquisa trata da espacialização da ocupação da soja, levantada por imagens de satélite, em duas áreas no Planalto e Chapada dos Parecis, estando a Área I sob influência do eixo da BR-364 e a área II da BR-163. Estudaram-se os municípios consolidados, expandindo-se ou projetando-se no cultivo da soja, motivados pela implantação de rodovias. Na Área I, estão: Brasnorte, Campos de Júlio, Sapezal e Campo Novo dos Parecis e, na Área II: Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Vera, Nova Ubiratã, Santa Carmem e Claudia. Embora a soja possibilite o crescimento econômico, contribuindo para melhorar o padrão e qualidade de vida, concomitantemente, desencadeia inúmeros conflitos ambientais, ecológicos e sociais, pois, à medida que a fronteira agrícola avança e inovações são introduzidas, mudanças radicais são provocadas na estrutura da região gerenciada pelos atores hegemônicos. A vegetação natural torna-se fragmentada e simplificada no domínio de uma monocultura cultivada com presença de tecnologia de ponta, para maior produtividade voltada à exportação. Também, assoreamento e contaminação dos rios, mudanças no regime hidrológico, processos erosivos, pressões dentro e em torno das reservas indígenas, além da incorporação desta economia pelos índios, resultando em grandes desmatamentos nas reservas, desigualdades sociais e prostituição.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.