<b>Avaliação das árvores de vias públicas da zona central de Maringá, Estado do Paraná: estimativa de produção de resíduos e destinação final</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v29i1.77
Resumo
O presente trabalho faz uma análise quali-quantitativa da arborização de acompanhamento viário presente na área central (Zona 1) de Maringá, Estado do Paraná, enfatizando as árvores com condição geral sofrível, as quais deverão ser retiradas em poucos anos. O objetivo principal é o de estimar a quantidade de madeira (resíduos) formada por estas árvores e comparar a receita total de dois tipos de destinação final: lenha e fabricação de briquetes. Os resultados obtidos mostram que nesta zona existem 2.860 árvores, das quais 1.341 estão em estado sofrível e que, em um futuro próximo, deverão ser substituídas por novos exemplares. Com esta retirada, será gerada uma quantia estimada em 696,08 m3 de madeira que, se empregada como fabricação de briquetes, propiciará uma receita total de R$ 87.217,20, o dobro da receita da lenha.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.