<b>Predição do rendimento e do peso do filé da tilápia-do-Nilo</b> - doi: 10.4025/actascianimsci.v33i3.10838

  • Aldrin Vieira Pires UFVJM
  • Marcelo Mattos Pedreira UFVJM
  • Idalmo Garcia Pereira UFVJM
  • Armando da Fonseca Júnior Bioalevinus
  • Cláudio Vieira Araújo UFMT
  • Larissa Hélida da Silva e Silva FAESA
Palavras-chave: Oreochromis niloticus, relações morfométricas, seleção fenotípica

Resumo

A criação de tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus) e o seu filé apresentam um mercado vigoroso e expansão no Brasil e no mundo. Portanto, um modelo de regressão obtido a partir de parâmetros corporais externos, de fácil observação, que prediga o rendimento e o peso do filé possibilita selecionar indivíduos com maior potencial produtivo. Objetivou-se com este trabalho obter um modelo que permita predizer o rendimento e o peso do filé, baseado em medidas morfométricas e do peso. Foram avalidos 890 indivíduos dos quais os caractéres mensurados foram: comprimento total (CT), comprimento-padrão (CP), comprimento da cabeça (CC) e do tronco (CTR), altura da cabeça (AC1), altura lombar (AL), altura caudal (AC2), espessura lombar (EL) e caudal (EC), peso corporal (PESO), peso de filé (PF) e rendimento de filé (RF). Foram realizadas análises de regressão linear, com PF e RF como variáveis dependentes. O R2 para o modelo do PF foi 0,80, demonstrando que as medidas corporais são confiáveis para se estimar o peso do filé. Já para o modelo do RF, o R2 foi de 0,16, não sendo adequado para se estimar o rendimento do filé, devendo ser desenvolvidos novos estudos para se obter um modelo mais confiável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldrin Vieira Pires, UFVJM
Aldrin Vieira Pires is graduated in animal science from Universidade Federal de Viçosa (1997), master's at animal science from Universidade Federal de Viçosa (1999) and ph.d. at agronomy from Universidade Federal de Viçosa (2003). Has experience in genetics and improvment of animals
Marcelo Mattos Pedreira, UFVJM
Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Aqüicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: larvicultura, alimentação, sistema de cultivo, recirculação, biofiltração, aqüicultura, cultivo e água doce.
Idalmo Garcia Pereira, UFVJM
Trabalha com Melhoramento animal Professor Adjunto IV da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri , Brasil Doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2001)
Armando da Fonseca Júnior, Bioalevinus
Zootecnista da Bioalevinhus
Cláudio Vieira Araújo, UFMT
Melhoramento animal Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso , Brasil Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil(2003)
Larissa Hélida da Silva e Silva, FAESA
Bióloga
Publicado
2011-03-21
Como Citar
Pires, A. V., Pedreira, M. M., Pereira, I. G., Fonseca Júnior, A. da, Araújo, C. V., & Silva, L. H. da S. e. (2011). <b>Predição do rendimento e do peso do filé da tilápia-do-Nilo</b&gt; - doi: 10.4025/actascianimsci.v33i3.10838. Acta Scientiarum. Animal Sciences, 33(3), 315-319. https://doi.org/10.4025/actascianimsci.v33i3.10838
Seção
Produção Animal

0.9
2019CiteScore
 
 
29th percentile
Powered by  Scopus