<b>Substituição parcial do milho e farelo de soja por sorgo e farelo de caroço de algodão extrusado em rações de frangos de corte</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v29i2.217
Resumo
O experimento teve como objetivo avaliar a utilização do sorgo (50%) e do farelo de caroço de algodão extrusado (0; 13,33; 26,66 e 39,99%) em substituição ao milho e à proteína do farelo de soja em rações de frangos de corte. Foi conduzido um experimento utilizando 300 pintos de corte, machos, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos e cinco repetições de 12 aves por parcela. As variáveis analisadas foram consumo de ração (CR), ganho de peso (GP), conversão alimentar (CA) e características de carcaça. Para CR e GP, não houve diferenças estatísticas (p > 0,05) entre o tratamento controle e o segundo tratamento com exceção para CA no período de 22 a 42 dias. Com o resultado para GP houve diferenças significativas (p < 0,05) entre o tratamento dois em relação aos demais na fase de 8 a 21 dias. Para CR, apresentou efeito significativo (p < 0,05) nas fases de 22 a 42 e de 8 a 42 dias e CA em todos os períodos. Quanto às características de carcaça, não houve diferenças significativas (p > 0,05) para todos os parâmetros avaliados. Tanto o sorgo quanto o farelo de caroço de algodão extrusado em substituição ao milho e o farelo de soja é possível até 13,31%, melhorando a conversão alimentar.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.