<b>Efeito do emurchecimento e do inoculante bacteriano sobre a qualidade da silagem de capim Tanzânia e o desempenho de novilhas</b> - DOI: 10.4025/actascianimsci.v28i4.600
Resumo
O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito do tamanho de partícula, do teor de MS e do uso de inoculante bacteriano sobre as propriedades físicas e perdas por deterioração da silagem de capim Tanzânia. Também foram avaliados a ingestão de MS (IMS), o ganho de peso vivo (GPV) e a conversão alimentar (CA) de novilhas alimentadas com rações completas contendo essa silagem. A redução no tamanho da partícula não aumentou as densidades de matéria seca (DMS) e de massa verde (DMV), não reduziu a porosidade e nem as perdas durante a ensilagem. O emurchecimento não reduziu a DMS devido ao maior teor de MS, ocasionando maiores perdas. Não houve efeito dos tratamentos sobre a IMS (2,36% PV), o GPV (1,03 kg animal-1 dia-1) e a CA (7,91 kg MS kg-1 GPV). Os procedimentos adotados na ensilagem de capim Tanzânia não foram eficientes em evitar perdas e não provocaram melhoria no desempenho dos animais.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.





























