<b>Desenvolvimento embrionário e larval da piracanjuba, <em>Brycon orbignyanus</em>, Valenciennes, 1849 (Pisces, Characidae)</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v26i1.1660
Resumo
O conhecimento do desenvolvimento embrionário e larval das espécies de peixes é de extrema importância por permitir um melhor estudo da biologia e sistemática da espécie. O presente estudo teve como objetivo caracterizar o desenvolvimento embrionário e larval da piracanjuba (Brycon orbignyanus). Foram realizadas amostragens contínuas de 15 a 20 embriões durante toda a embriogênese. Os ovos se apresentaram semidensos, transparentes, esféricos e com um grande espaço perivitelínico. Depois de 18 horas e 30 minutos da fertilização, mantidos a 25 ± 0,8°C aconteceu a eclosão. O comprimento total das larvas recém eclodidas foi de 4,46 ± 0,39mm e o peso de 2,56 ± 0,73mg. As larvas de piracanjuba apresentaram forte canibalismo depois de 36 horas da eclosão, quando foi observada também a presença de olhos bem desenvolvidos e pigmentados, assim como uma abertura vertical da boca de 15,2 ± 1,9% do comprimento corporalDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.


1.png)



3.png)











