<b>Estrutura e dinâmica dos rotíferos no reservatório de Corumbá, Estado de Goiás, Brasil</b> - DOI: 10.4025/actascibiolsci.v25i1.2079
Resumo
Nesse estudo objetivou-se investigar os padrões de riqueza, abundância e diversidade da assembléia de rotíferos em um reservatório recém-formado do Estado de Goiás. Foram identificados 104 táxons infragenéricos, sendo sete táxons constantes, destacando-se Brachionidae, principalmente no corpo central do reservatório e em um dos braços. As maiores densidades foram registradas nos trechos superior e intermediário do reservatório e nos braços, preferencialmente à superfície, e no período de estiagem. A diversidade foi mais elevada no trecho fluvial e em um dos tributários. A abundância dos rotíferos apresentou correlações significativas com as densidades de Cryptophyceae, Cyanophyceae e Chlorophyceae, além do primeiro eixo da ACP, que resumiu a variação espaço-temporal da produção fitoplanctônica. Os resultados apresentados sugerem que as variações hidrodinâmicas, características da heterogeneidade espacial da área de estudo, e a qualidade e quantidade de alimento disponível são fatores determinantes para a estrutura da assembléia de rotíferosDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.