<b>As condições de vida dos pescadores artesanais de Rua da Palha</b> - doi: 10.4025/actascihumansoc.v34i1.15989
Resumo
O presente trabalho é parte de uma atividade que vem sendo desenvolvida no povoado de Rua da Palha, no estado de Sergipe, Brasil. A comunidade é de remanescentes quilombolas que, no decorrer das gerações, encontraram na atividade da pesca sua forma de subsistência. Através da técnica snow ball foram selecionadas 25 famílias para a realização de entrevistas cujo objeto de análise foi a realidade local, considerando: as relações socioeconômicas que os envolvem na pesca, os apoios governamentais às suas necessidades, suas relações com o entorno e como estes mesmos têm sobrevivido ao longo das últimas décadas. O resultado demostrou que a comunidade ainda vive em estado de certa privação e pobreza, fazendo que muitos membros optem por sair do povoado em direção à capital do estado ou para outras cidades com melhores perspectivas de vida. Todavia, já se observa uma melhora na condição de vida dos pescadores, sobretudo, após o apoio dos governos estadual e federal para minimizar a influência negativa da mortandade de caranguejos e mariscos na região.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.