Sociologia: modos de usar
Acta Scientiarum. Human and Social Sciences
Proposta editorial para Número Especial
Tema: Sociologia: modos de usar
Editores convidados: Prof. Dr. Elias Evangelista Gomes (UFMG); Prof. Dr. Fagner Carniel (UEM); Prof. Dr. Luiz Belmiro Teixeira (IFPR/UFPR).
Chamada aberta:
A Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atualmente em processo de implementação, inauguram um novo capítulo na trajetória da disciplina de Sociologia na escola. Em diversos estados, a disciplina tem sofrido redução de carga horária ou vem sendo parcialmente substituída por componentes como Projeto de Vida, eletivas, entre outros. Diante desse cenário, as lutas sociais em defesa da permanência da Sociologia nos currículos escolares brasileiros têm se consolidado como um campo estratégico para a formação crítica, a valorização da educação pública e a construção de projetos societários mais justos, inclusivos e democráticos.
Nesse contexto de disputas curriculares e transformações no papel social da escola, educadoras e educadores de Sociologia têm desenvolvido múltiplas estratégias para abordar temas, teorias e conceitos que mobilizam o pensamento sociológico em diálogo com a realidade vivida pelos(as) estudantes. Observa-se, assim, um movimento crescente de valorização de práticas pedagógicas que reconhecem a escola como espaço de produção de saberes e de enfrentamento das desigualdades sociais.
Temas como juventude, desigualdades sociais, relações raciais, de gênero e de classe, cultura, trabalho, meio ambiente, entre outros, vêm sendo trabalhados em sala de aula a partir de experiências formativas, práticas de escuta e propostas de intervenção no mundo social. Os conteúdos sociológicos têm sido abordados de maneira transversal, com docentes formados(as) em Ciências Sociais assumindo os componentes curriculares criados no âmbito do Novo Ensino Médio para além da disciplina de Sociologia.
Dessa forma, esta edição especial da Revista Acta Scientiarum. Human and Social Sciences convida pesquisadoras e pesquisadores a submeterem manuscritos que explorem, de modo empírico e/ou teórico, as práticas de ensino de Sociologia em diferentes contextos educativos. Serão aceitos artigos que apresentem resultados de pesquisa, reflexões metodológicas, propostas didáticas inovadoras e revisões críticas de literatura. Também serão bem-vindos relatos de experiências docentes na disciplina de Sociologia e/ou em outras disciplinas que abordem conteúdos sociológicos.
As submissões devem ser realizadas até 5 de janeiro de 2026, com previsão de publicação no segundo semestre do mesmo ano. Todos os manuscritos devem seguir as diretrizes da revista e passarão por avaliação por pares no sistema de revisão cega.
Prazo para envio dos manuscritos completos: 05 de janeiro de 2026.
Saiba mais sobre Sociologia: modos de usar