Borracha de pneus como modificador de cimentos asfálticos para uso em obras de pavimentação

Sandra Oda, Jose Leomar Fernandes Junior

Resumo


Este trabalho apresenta estudo sobre a incorporação de borracha de pneus em ligantes asfálticos utilizados em obras de pavimentação. Trata-se de uma alternativa para solucionar um grave problema ambiental, pois no Brasil, anualmente, são descartados mais de 30 milhões de pneus, dos quais a maior parte é disposta em locais inadequados, servindo para a procriação de vetores de doenças e representando risco de contaminação do meio-ambiente. Os efeitos dos principais fatores que condicionam o comportamento do ligante asfalto-borracha (teor e granulometria da borracha, temperatura de mistura, tempo de reação) são avaliados através de ensaios tradicionais de caracterização de ligantes asfálticos e ensaios do Método Superpave, diretamente relacionadas ao desempenho dos pavimentos no campo. Os resultados da análise estatística evidenciam o efeito preponderante do teor de borracha e, principalmente, que o ligante asfalto-borracha pode aumentar a resistência ao acúmulo de deformação permanente e ao aparecimento de trincas por fadiga do revestimento

Palavras-chave


asfalto-borracha; borracha de pneus; ligante asfáltico; Superpave; processo úmido

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DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascitechnol.v23i0.2804





ISSN 1806-2563 (impresso) e ISSN 1807-8664 (on-line) e-mail: actatech@uem.br

  

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