<b>Dimensionamento de pessoal de enfermagem: revisão integrativa</b> DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.15959

  • Elisiane Lorenzini Enfermeira especialista em Gerenciamento em Enfermagem. Mestre em Ciências da Saúde IC-FUC/RS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem. NEGE-UFRGS. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade FEEVALE.
  • Lidiane Rossato Deckmann Enfermeira com MBA em Gestão Hospitalar. Gestora da Psiquiatria do Hospital Geral. Caxias do Sul/RS, Brasil.
  • Tatiane Costa da Costa Bacharel em Enfermagem. Faculdade Nossa Senhora de Fátima.
  • Eveline Franco da Silva Enfermeira especialista em obstetrícia e em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Grupo de Estudos de Saúde da Mulher e do Bebê. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Nossa Senhora de Fátima.
Palavras-chave: Enfermagem, Dimensionamento de Pessoal, Carga de Trabalho.

Resumo

Objetivou-se conhecer as produções científicas nacionais que abordam o dimensionamento de pessoal de enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa realizada a partir da Biblioteca Virtual em Saúde. A coleta de dados ocorreu em janeiro de 2012, utilizando-se os descritores: carga de trabalho e enfermagem; dimensionamento de pessoal e enfermagem; classificação e enfermagem; administração de recursos humanos e enfermagem. A amostra constituiu-se de 37 artigos. A maioria das investigações ocorreu na área de enfermagem em terapia intensiva, unidades de internação e clínica médico-cirúrgica. Conclui-se que o dimensionamento de pessoal contribui para diminuir a carga de trabalho na enfermagem. O número de enfermeiros que atuam nas instituições é menor do que o recomendado pela Resolução do Conselho Federal de Enfermagem. Acredita-se que o desenvolvimento de estudos sobre a correlação dimensionamento de pessoal e melhores resultados assistenciais, assim como o desenvolvimento de softwares e aplicativos que facilitem a aplicação das fórmulas e cálculos para o dimensionamento, que poderão contribuir de forma significativa para solidificar o dimensionamento como importante ferramenta no gerenciamento da enfermagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-02-11
Como Citar
Lorenzini, E., Deckmann, L. R., Costa, T. C. da, & Silva, E. F. da. (2014). <b>Dimensionamento de pessoal de enfermagem: revisão integrativa</b&gt; DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i1.15959. Ciência, Cuidado E Saúde, 13(1), 166 - 172. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v13i1.15959
Seção
Artigos de revisão