O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço duplo (com exceção de resumo, tabelas, depoimentos e referências que são em espaço simples); fonte Times New Roman tamanho 12 ; figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O DOI das referências foi informado e quando não existente, foi informado o endereço de acesso (link ativado)
  • O texto tem o número de páginas e o número de referências permitido para o tipo de contribuição
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Prezados, caso ocorra algum erro durante a submissão, como não anexar todos os documentos, enviem um e-mail solicitando ajuda. Não criem uma nova submissão!

 

Taxas de Avaliação e de Editoração:

Para submissão do artigo:

É necessário o pagamento da taxa de avaliação no valor de R$ 200,00 e o comprovante deverá ser anexado no sistema no momento da submissão.

Obs.: Ao abrir o sistema de arrecadação, preencher o campo "Recolhimento" com o código 1047 (CCS-DIR DEN- REVISTA CIÊNCIA, CUIDADO E SAÚDE).

Após a aprovação do artigo:

Deverá ser pago o valor de R$ 1.000,00, sendo R$ 800,00 referentes à taxa de publicação, paga via boleto à Universidade Estadual de Maringá, e R$ 200,00 referentes à taxa de diagramação, paga diretamente ao diagramador.

As despesas com revisão do idioma português, tradução do texto completo para o inglês e tradução do título/resumo para o espanhol são de inteira responsabilidade do autor.

Obs.: Ao abrir o sistema de arrecadação, preencher o campo "Recolhimento" com o código 1047 (CCS-DIR DEN- REVISTA CIÊNCIA, CUIDADO E SAÚDE).

Documentos Obrigatórios:

1. Documento principal (artigo a ser avaliado);

2. Página de identificação;

3. Declaração de responsabilidade e de cessão de direitos autorais;

4. Declaração de conflitos de interesse;

5. Checklist do artigo;

6.  Comprovante de pagamento da taxa de avaliação;

7. Comprovante de aprovação por Comitê de Ética em pesquisa (quando for o caso).

Modelos (os arquivos são padronizados, portanto, se o documento não abrir, por favor, tente trocar de computador ou envie um e-mail para revden@uem.com):

1. Declaração de conflitos de interesse;

2. Declaração de responsabilidade e de cessão de direitos autorais;

3. Página de identificação;

4. Checklist do artigo.

*Todos os documentos obrigatórios devem ser anexados ao sistema na "Etapa 2 - Transferência do manuscrito"

Submissões On-Line:

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Já possui cadastro/login/senha de acesso à revista revista Ciência, Cuidado e Saúde?

Sim:  Acesso

Não: Cadastro

 

Condições Gerais da Submissão:

1. A submissão dos manuscritos é feita exclusivamente on-line no site;

2. Todos os autores deverão ser cadastrados na página da revista;

3. Os metadados de todos os autores (e não só de quem está fazendo a submissão) devem ser completamente preenchidos: nome completo e por extenso, URL do Lattes (autores nacionais), ORCID ID, nome da instituição de origem/afiliação, país, e-mail e síntese da biografia (categoria profissional e maior titulação);

4. Uma vez submetido o manuscrito, não é permitida a inclusão/modificação de autores, sobretudo após decisão da comissão editorial sobre a avaliação;

5. Durante a submissão, deve-se enviar como documento principal o arquivo em Word com o texto do artigo e como documentos suplementares: a) página de identificação em Word; b) Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais, elaborada conforme modelo (disponível na página web da revista), em PDF; b) Declaração de Conflito de Interesses, elaborada conforme modelo, em PDF; c) Cópia do Parecer do Comitê de Ética nos casos em que a pesquisa envolver seres humanos, em PDF; e d) Comprovante de pagamento da taxa de avaliação, em PDF.

 

Normas para Submissão:

1. Os manuscritos submetidos deverão atender à política editorial e às instruções aos autores, bem como as diretrizes da Rede EQUATOR http://www.equator-network.org/.

2. Os artigos deverão ser enviados exclusivamente à Ciência, Cuidado e Saúde, não sendo permitida a apresentação simultânea a outro periódico, quer na íntegra ou parcialmente, à exceção de resumos ou relatórios publicados em anais de evento.

3. Os direitos autorais dos artigos publicados em Ciência, Cuidado e Saúde são de sua propriedade exclusiva, mediante Declaração de Transferência de Direitos Autorais assinada por todos os autores e anexada como documento suplementar por ocasião da submissão do manuscrito.

4. Os artigos publicados estarão licenciados sob a licençaCreative Commons CC BY  https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt – A atribuição adotada por Ciência, Cuidado e Saúde, desde que citados os autores e a fonte, permite:  a) Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato; b) Adaptar – remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente.

5. Os autores são responsáveis por declarar conflitos de interesse, apoio financeiro, técnico, institucional ou pessoal, relacionados ao estudo; e por agradecimentos.

6. Os conceitos, opiniões e conclusões emitidos nos artigos, bem como a exatidão e procedência das citações e referências, são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do Conselho Editorial de Ciência, Cuidado e Saúde.

7. Os manuscritos resultantes de pesquisa que envolva seres humanos, deverão conter informações explícitas sobre os preceitos éticos da pesquisa, de acordo com as diretrizes e marcos regulatórios de cada país. É terminantemente vedado a divulgação de nomes dos participantes da pesquisa ou qualquer forma que possa comprometer o princípio do anonimato.

8. Pesquisas realizadas no Brasil devem fazer referência no texto, ao número do Parecer de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa, além de enviar cópia do mesmo como documento suplementar.

9. Artigos de pesquisa desenvolvida em outros países devem atender a regulação da ética em pesquisa do país de origem e enviar cópia de documento comprobatório de sua aprovação, como documento suplementar.

10. Artigos de pesquisas clínicas devem informar, ao final do item “método”, o número de identificação em um dos registros de Ensaios Clínicos, validados segundo critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE - icmje.org).

11. Ciência, Cuidado e Saúde desencoraja a submissão de artigos originais cujos dados foram coletados há mais de cinco anos.

12. Só serão considerados para avaliação estudos de revisão cujo levantamento dos dados tenha sido realizado há no máximo dois anos antes da submissão. Contudo, a publicação de revisão aprovada é condicionada à atualização da busca.

13. Os artigos só serão considerados submetidos após total adequação às normas/diretrizes aos autores.

14. Antes de fazer a submissão os autores devem preencher o checklist padrão, para fazer a checagem e adequação do manuscrito.

15. Caso o manuscrito ou dados referentes ao mesmo tenham sido previamente disponibilizado em repositório preprint, os autores deverão informar o nome do repositório, o DOI atribuído e a data de sua disponibilização no arquivo referente à Pagina Título.

16. Os manuscritos poderão ser encaminhados nos idiomas: português, inglês ou espanhol e ter na autoria profissionais de outras áreas, desde que o tema seja de interesse para a área de saúde.

17. A publicação do manuscrito dependerá do cumprimento das normas da Revista e da apreciação pelo Conselho de Editoração, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre sua aceitação, podendo, inclusive, apresentar sugestões aos autores para alterações que julgar necessárias.

 

Contribuição de Autoria:

Conforme os critérios estabelecidos pelo ICMJE, disponível em http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html, os autores e colaboradores deverão registrar o tipo de sua contribuição na produção do artigo.

São considerados 4 critérios mínimos de autoria:

a. Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo;

b. Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;

c. Aprovação da versão final do estudo a ser publicado;

d. Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo.

 

Tipos de Artigos Considerados:

  • Editorial: matéria de responsabilidade do Conselho Editorial ou convidados. Texto opinativo sobre assunto de interesse para o momento histórico ou a produção do conhecimento, com repercussão para a Enfermagem e Saúde. Pode conter até duas (2) páginas, e até cinco referências.
  • Artigos Originais: contribuições destinadas a divulgar resultados de pesquisa científica, original e concluída, que agrega informação nova ou corrobora o conhecimento disponível sobre objeto de investigação relacionado ao escopo da área da Enfermagem e da Saúde. São incluídos nesta categoria: ensaios clínicos randomizados, estudos de caso-controle, coorte, prevalência, incidência, estudos de acurácia, estudo de caso e estudos qualitativos. Deve conter a seguinte estrutura: Introdução: apresentar o tema, definir o problema e sua importância, revisão da literatura e objetivo. Método/Metodologia: descrever de forma clara, objetiva, compreensiva e completa o  método empregado, a população/amostra estudada, participantes do estudo ou fonte de dados, data da coleta de dados, local de realização da pesquisa (sem citar o nome da instituição), técnica de coleta de dados, critérios de seleção entre outros. Inserir o número do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e relatar que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos. Resultados: deverá ser apresentado com sequência lógica. Quando houver tabelas, gráficos ou figuras as informações devem ser complementares. Discussão: deverá seguir a sequência lógica dos resultados, comparação com a literatura pertinente e atualizadas da área e a interpretação dos autores. Conclusão ou Considerações Finais: devem destacar os achados mais importantes, comentar as limitações e implicações para pesquisas futuras. Deve limitar-se a vinte (20) páginas, incluindo resumo, mínimo de 10 e máximo de 30 referências e até sete autores (exceto em casos de estudos multicêntricos que poderão conter um limite superior de autores após a deliberação pelo conselho editorial).
  • Artigos de Revisão: são aceitas revisões sistemáticas, integrativas e bibliométricas. Estudo que reúne, de forma ordenada e sintética, resultados de pesquisa a respeito de um tema específico, auxiliando na explicação e compreensão de diferenças encontradas entre estudos primários que investigam a mesma questão, de forma a aprofundar o conhecimento sobre o objeto investigado. As revisões utilizam métodos sistemáticos e critérios explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes, e para coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. Deve incluir uma seção que descreva os métodos utilizados para localizar, selecionar, extrair e sintetizar os dados e conclusões. Os artigos de revisão devem conter um máximo de vinte (20) páginas, incluindo resumo, mínimo de 10 e máximo de 30 referências, além das incluídas na revisão, e até cinco autores.
  • Artigos de Reflexão: texto reflexivo ou análise de temas que contribuam para o aprofundamento do conhecimento relacionado à área da enfermagem e saúde, estabelecendo analogias, apresentando e analisando diferentes pontos de vista, teóricos ou práticos. As reflexões devem conter minimamente Introdução, desenvolvimento e conclusão. Limite máximo de doze (12) páginas, incluindo resumo, mínimo de 10 e 25 referências e até cinco autores.
  • Relato de Experiência: estudo em que se descreve situações da prática e/ou inovação (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação profissional. Deve incluir: Introdução: apresentando uma situação problema e o objetivo do relato; Metodologia: com descrição de local, período, participantes ou fontes de informação, com descrição pormenorizada das ações realizadas e vivenciadas; Resultados: detalhando informações e informantes que assegurem uma representação sobre a experiência. Deve incluir algum tipo, mesmo que informal, de avaliação final da experiência; Discussão: incluir possíveis facilidades e dificuldades encontradas no processo, impactos na prática e mudanças a serem efetivadas; e Conclusão: com síntese da experiência, recomendações e estudos futuros. Limite máximo de doze (12) páginas, incluindo resumo, mínimo de 10 e no máximo 25 referências e até cinco autores.

 

Atenção:  Ciência, Cuidado e Saúde considera para publicação artigos que atendem aos padrões de qualidade estabelecidos pelas diretrizes para produção de pesquisa em saúde – Enhancing the Quality and Transparency of Health Research Network (EQUATOR) (https://www.equator-network.org/). É indicado citar no método qual instrumento do Equator foi utilizado para nortear a pesquisa (https://www.equator-network.org/toolkits/selecting-the-appropriate-reporting-guideline/).

 

Autoria:

O número de autores é definido pelo tipo de contribuição. Nos artigos originais são permitidos até sete autores e nos estudos de revisão, de reflexão e relato de experiência até cinco autores. Poderão ter número ilimitado de autores mediante deliberação do conselho editorial, excepcionalmente, artigos originais desenvolvidos em âmbito multicêntrico.

São autores aqueles que tornam pública suas responsabilidades pelo conteúdo do artigo, concordando que a escrita e conteúdos intelectuais foram revisados criticamente por todos os autores. Cada autor deve aprovar a versão final do conteúdo a ser publicado e concordar em responsabilizar-se por todos os aspectos do trabalho assegurando que questões relacionadas a acurácia ou integridade de quaisquer parte do trabalho sejam adequadamente investigadas e resolvidas. Além disso, cada autor declara a forma de contribuição, em acordo com os critérios estabelecidos pelo ICMJE.

 

Direitos Autorais:

Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de responsabilidade e cessão de direitos autorais assinada eletronicamente pelo GOV.BR (https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/assinatura-eletronica) por todos os autores. Para a utilização dos artigos, a revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à Revista. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.

 

Preparo do Manuscrito:

- Os artigos deverão ser digitados em “Word for Windows” 98 ou superior, fonte “Times New Roman”, tamanho 12, papel A4, com margens de 2,5 cm nos quatro lados, e espaçamento duplo (2,0 cm) em todo o texto, com exceção de resumos, referências, citações diretas, depoimentos, tabelas e quadros que deverão ter espaçamento simples (1,0 cm).  

- Para maiores informações, consultar o checklist de normas da revista.

a) Página de identificação:

- Título do trabalho em caixa alta e negrito (somente no idioma em que o artigo foi escrito);

- Nome completo do(s) autor(es), logo abaixo do título, com indicação da formação profissional (graduação – sem especificar local de formação), instituição em que esteja cursando pós-graduação strictu sensu ou maior titulação (nunca especificar onde o título foi obtido), instituição em que atua profissionalmente e endereço eletrônico em nota de rodapé;

- As especificações sobre quais foram as contribuições individuais de cada autor na elaboração do artigo conforme os critérios de autoria do International Committee of Medical Journal Editors. O reconhecimento da autoria deve estar baseado em contribuição substancial relacionada aos seguintes aspectos: 1. Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; 2. Redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; 3. Aprovação final da versão a ser publicada.

- Indicação se o trabalho foi financiado por algum órgão ou instituição;

- Indicação se o manuscrito é originário de dissertação ou tese;

- Indicação se o manuscrito já foi discutido em evento científico ou publicado em revista estrangeira;

- Indicação da seção a que o texto se destina (Artigo de Pesquisa; de Revisão; de Reflexão; e Relato de Experiência).

- Endereço completo do autor correspondente.

b) Manuscrito:

- Título do trabalho em caixa alta e negrito (somente no idioma em que o artigo foi escrito);

- Não deverá conter notas de rodapé;

- Resumo estruturado (Objetivo, Métodos/Metodologia, Resultados e Conclusão/Considerações finais) em português contendo no mínimo 150 e no máximo 200 palavras;

- Palavras-chave em Português, Inglês (Keywords) e Espanhol (Palabras clave): três a cinco palavras ou expressões que identifiquem o tema, utilizando termos listados nos "Descritores em Ciências da Saúde- DECS-LILACS", elaborado pela BIREME.

- Texto propriamente dito (Introdução, Métodos/Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusão/Considerações finais, Agradecimentos e Referências). 

- Nos estudos qualitativos, a critério dos autores, a apresentação de resultados e discussão pode ser conjunta ou separada. Já nos estudos quantitativos devem ser necessariamente, apresentadas separadamente.

Observações:

- Os depoimentos dos sujeitos deverão ser apresentados em espaço simples, itálico, com recuo à esquerda de 4 cm, fonte tamanho 10, sem aspas e com sua identificação codificada a critério do autor, entre parênteses. Supressões devem ser indicadas pelo uso das reticências entre colchetes [...], e intervenções ao que foi dito devem ser apresentadas entre chave { }.

- Citação "ipsis literes" de até três linhas, usar aspas, na sequência do texto; acima de três linhas, colocar em espaço simples, com recuo à esquerda de 4cm, fonte tamanho 10. Nos dois casos fazer referência ao número da página de onde foi retirado o trecho em questão. Exemplo(19:6).

- Figuras e tabelas devem ser limitadas(os) a cinco no total, estar inseridas  no texto do artigo e em formato editável. Utilizar fonte 10 e espaço simples.

- Fazer referência a figuras e tabelas no texto, utilizando o número respectivo (não utilizar expressões a tabela acima ou a figura abaixo).

c) Referências:

- Não ultrapassar o limite de 30 (trinta) para artigos de pesquisa e e 25 (vinte e cinco) para reflexão e relato de experiência. Nos artigos de revisão, o número de artigos incluídos na análise da mesma pode ser acrescido às 30 referências permitidas.

- A formatação da lista de referências deve adotar espaço 1,0 e 0,6 depois. Tamanho de fonte 12, alinhadas à esquerda, sem parágrafo, recuo ou deslocamento das margens. 

- Pelo menos 70% das referências devem ser dos últimos cinco anos.

- Pelo menos 70% das referências devem ser de periódicos nacionais e internacionais.

- No texto devem ser numeradas, de forma consecutiva de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez. As referências devem ser listadas na mesma ordem de citação no texto, ignorando a ordem alfabética de autores.

- Devem ser identificadas no texto por números arábicos entre parênteses e sobrescritos, sem a menção aos autores, exceto quando estritamente necessária à construção da frase. Nesse caso além do nome (sem o ano), deve aparecer o número correspondente.

- Ao fazer a citação sequencial de autores, separe-as por um traço Ex: (4,5,6 e 7) substituir por (4-7); quando intercalados utilize vírgula Ex:(6,8,12). Quando a sequencia for de apenas dois números, utilizar vírgula  Ex:(5,6).

- Constar o nome dos seis primeiros autores e só depois utilizar a expressão “et al.”.

- A exatidão das referências é de responsabilidade do(s) autor(es) e devem ser descritas em estilo Vancouver.

- Os títulos dos periódicos devem estar abreviados e de acordo com informação na página oficial eletrônica do periódico ou no Catálogo Coletivo Nacional:  http://ccn.ibict.br/busca.jsf.

Exemplos:

Livros: Marcondes E. Pediátrica básica. 8ª ed. São Paulo: Sarvier: 1999.

Capítulo de Livro: Centa ML. A família enfrentando a infertilidade. In: Elsen I, Marcon SS. Silva MRD. O viver em família e sua interface com a saúde e doença. Maringá: Eduem; 2002. p.121-40.

Dissertação/Tese: Silva RLDT. Avaliação da implantação da assistência às pessoas com hipertensão arterial em município do estado do Paraná. 2013. [tese]. Maringá (PR). Programa de Pós-graduaçãoem Enfermagem. Universidade Estadual de Maringá – UEM. 2013.

Artigos de periódicos: Gvozd R, Haddad MCL, Garcia AB, Sentone ADD. Perfil ocupacional de trabalhadores de instituição universitária públicaem pré-aposentadoria.  Cienc. cuid. saúde. 2014 jan/mar; 13(1): 43-48.

Artigo de jornal: Silva HS. Estatuto do idosoem estudo. Jornal do Brasil. 2003 Jul 6; Caderno B: p. 6. Ministério proíbe fabricação de uso de agrotóxicos à base de organoclorados. Folha de S. Paulo. 2002 Set 3; p. 25.

Documentos federais, estaduais e municipais: Rio de Janeiro. Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Programa Estadual de Educação Física - 1987/1990. Rio de Janeiro: ECEF/SEEC - RJ; 1987. Mimeografado. Brasil. Ministério da Saúde. INCA / Comprev. Estimativa de incidência e mortalidade por câncer no Brasil. Rio de janeiro; 2006.

Documentos eletrônicos: Godoy CB. O Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina na construção de uma nova proposta pedagógica. Rev Latino-Am Enfermagem [on-line]. 2002 jul/ago. [citado em 28 abr 2006];10(4):596-603]. Disponível em: URL: http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0104-1169200200400018&lng=pt&nrm=iso..jcn.co.uk/journal%202001/4_03_03.htm.

Para outros exemplos de referências consultar o site:

http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html

Abreviaturas de títulos de periódicos em português consulte o site: http://www.ibict.br; e em outras línguas: http://www.nbci.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?db=journals.

 

Fluxo de Avaliação:

1. Os artigos recebidos exclusivamente pelo sistema serão apreciados, inicialmente, pelo Comitê Editorial da revista Ciência, Cuidado e Saúde. Neste momento, serão observados os seguintes itens: escopo, atualidade, relevância, questões éticas e método utilizado para realização da pesquisa. Nesta fase, o manuscrito poderá ser recusado ou encaminhado para a revisão técnica (prazo de 30 dias);

2. Na revisão técnica do artigo, será avaliada a adequação às normas da revista Ciência, Cuidado e Saúde e se procederá à análise de plágio do artigo (para mais informações sobre Integridade na Divulgação Científica, clique aqui). Ao final desta etapa o artigo poderá ir diretamente para a terceira etapa ou ser devolvido aos autores para readequação das normas (prazo de 60 dias);

3. Os manuscritos serão encaminhados a, no mínimo, dois avaliadores ad hoc externos à revista Ciência, Cuidado e Saúde para o processo de peer review. Neste momento, será encaminhado o instrumento de avaliação da revista a fim de que sejam realizadas as considerações e as sugestões ao artigo. Se houver discordância entre os pareceres dos consultores, o texto será enviado a um terceiro consultor (prazo de 120 dias).

4. Após a análise dos pareceristas e da versão final, o artigo poderá ser: Aceito, Aceito com revisões obrigatórias ou Recusado, de acordo com a deliberação, sendo o resultado comunicado ao autor correspondente pelo e-mail informado no processo de submissão (prazo de 60 dias). O Editor Chefe gerencia todo fluxo entre os consultores e o autor correspondente. Durante todo o processo, omite-se a identificação dos consultores e dos autores.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.