Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices

  • Mariana Calábria Lopes Universidade Federal de Viçosa
  • Maicon Rodrigues Albuquerque Universidade Federal de Minas Gerais
  • Markus Raab German Sport University
Keywords: Habilidades motora. Aprendizagem. Criança. Basquetebol.

Abstract

O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da aprendizagem explícita e implícita em crianças, assim como a aplicação da aprendizagem sequencial, na aquisição da técnica de arremesso do basquetebol em um contexto ecológico. Os sujeitos (n=80) eram novatos no basquetebol, entre 9 e 12 anos. Os grupos experimentais seguiram um dos três diferentes métodos de treinamento, os quais combinaram aspectos técnicos e táticos: (a) explícito, (b) implícito, ou (c) sequencial (primeiro implícito e depois explícito). O grupo controle participou somente das fases de testes. Realizou-se um pré-teste e um pós-teste para avaliar o desempenho da técnica do arremesso de forma isolada. Também aplicou-se um teste de transferência no formato de um jogo de 3 vs. 3. Os resultados indicaram que todos os grupos experimentais melhoraram de forma semelhante como consequência do treinamento, não diferindo no desempenho da técnica do arremesso do basquete no teste de forma isolada ou no jogo. O grupo sequencial obteve uma queda de desempenho semelhante ao grupo explícito no teste de transferência, o que pode ser devido a quantidade de conhecimento explícito acumulado por eles. Conclui-se que os efeitos da aprendizagem motora implícita e explícita são semelhantes quando realizadas em ambientes complexos com crianças.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Maicon Rodrigues Albuquerque, Universidade Federal de Minas Gerais
Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), Mestrado em Ciências do Esporte - UFMG e Doutorado em Medicina Molecular - UFMG. Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. Colaborador do LAPES (Laboratório de Psicologia do Esporte) - UFMG, membro do LIN (Laboratório de Investigações Neuropsicológicas) - UFMG e no Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (NUPEF) - UFV. Têm experiência na área de Educação Física, com ênfase em Taekwondo, Aprendizagem Motora, Psicologia do Esporte e Neurociência.
Published
2018-09-23
How to Cite
1.
Lopes MC, Albuquerque MR, Raab M. Effects of implicit, explicit and sequential learning in the acquisition of the basketball shooting skill in novices. JPhysEduc [Internet]. 2018Sep.23 [cited 2025Sep.7];29(1):e-2964. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/38480
Section
Sport Training and Pedagogy