<b>Simulação de trajetos de um gasoduto integrando dados de sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v32i2.1133
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v32i2.1133Palavras-chave:
gás natural veicular, SIG, tomada de decisão, modelo digital de terrenoResumo
A utilização de ferramentas de apoio í decisão em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) tem auxiliado em áreas de aplicação como na análise de impacto, aptidão e viabilidade. Este trabalho apresenta um exemplo de aplicação dessas ferramentas para análise de trajeto de um gasoduto interligando uma refinaria a três cidades na região de Campinas, Estado de São Paulo. Como variáveis foram utilizadas as informações contidas em um mapa de uso do solo e um modelo digital do terreno (MDT). O processamento e a análise das informações espaciais foram realizados por meio do SIG IDRISI. Na primeira abordagem usam-se superfícies de custo para determinar o melhor trajeto. O trajeto obtido considerou os valores de menores custos, na maioria áreas de pastagens e com declividade de até 15%. A segunda abordagem baseou-se no método de múltiplos critérios com a ponderação dos fatores distância, declividade e uso do solo. A análise por múltiplos critérios foi bastante influenciada pelo uso do solo. Porém, a declividade e a distância entre as cidades são fatores fundamentais no traçado do gasoduto, pois reflete o menor custo. O trabalho constituiu um subsídio importante para a tomada de decisão sobre a melhor alternativa de traçado do gasoduto, possibilitando uma escolha mais racional e menos subjetiva.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
