<b>Um estudo sobre o tamanho e poder dos testes <em>t-Student</em> e <em>Wilcoxon</em></b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v27i1.1495

Autores

  • Emí­lio Augusto Coelho Barros UEM
  • Josmar Mazucheli UEM

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v27i1.1495

Palavras-chave:

tamanho do teste, poder do teste, simulação Monte-Carlo, teste t-Student, teste de Wilcxon

Resumo

Um dos problemas mais comuns em estatí­stica consiste em testar a hipótese H0 : µ= µ0 versus a alternativa H1 : µ≠ µ0 , em que µ0 é algum valor especí­fico do parâmetro µ. A partir de uma amostra aleatória, sob a suposição de que a mesma é proveniente de uma distribuição Normal com média µ e desvio padrão Σ, ambos desconhecidos, pode-se aplicar o bem conhecido teste t-Student. Como alternativa, sob a suposição de simetria da dis-tribuição dos dados, pode-se utilizar o teste não-paramétrico conhecido na literatura como tes-te de Wilcoxon (Conover, 1971). Neste artigo, é conduzido um estudo de simula-ção Monte-Carlo com o intuito de avaliar o tamanho e o poder dos testes t-Student e de Wilcoxon sob diferentes instâncias. Para o cálculo do tama-nho de ambos os testes, foram realizadas B = 100.000 simulações Monte-Carlo com 10 diferentes tamanhos de amostras, n = 10, 20, K , 90, 100. Cada uma das B = 100.000 amostras foram geradas das distribuições Normal, Laplace, Uniforme, t-Student e Logí­stica sob a hipótese nula, sem perda de generalizades, com µ = 0. Para o cálculo do poder, novamente B = 100.000 amostras foram geradas sob a hipótese alternativa com µ0 = -1.0, -0.9, K , 0.9, 1.0

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Biografia do Autor

Emí­lio Augusto Coelho Barros, UEM

Graduado em Estatí­stica pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Especialista em Bioestatí­stica pela Universidade de São Paulo (2006). Estagiário do CEMEQ (Centro de Métodos Quantitativos), localizado no Hospital da Clí­nicas de Ribeirão Preto, no perí­odo de um ano e seis meses (03/2006-09/2007). Atualmente está cursando mestrado na área de Saúde Pública pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Currí­culo Lattes

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Publicado

2008-03-27

Como Citar

Barros, E. A. C., & Mazucheli, J. (2008). <b>Um estudo sobre o tamanho e poder dos testes <em>t-Student</em> e <em>Wilcoxon</em></b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v27i1.1495. Acta Scientiarum. Technology, 27(1), 23–32. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v27i1.1495

Edição

Seção

Estatí­stica

 

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