<b>Estrutura de informação para <em>sites</em> municipais: reunindo cidadania e ergonomia</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v27i1.1499
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v27i1.1499Palavras-chave:
critérios ergonômicos, sites municipais, setor público, governo eletrônicoResumo
Especificamente no setor público, a Internet tem procurado aproximar os cidadãos dos serviços públicos. Assim, há novas exigências para o setor público, como o fornecimento de serviços via Internet e a transparência das informações. Entretanto, não basta disponibilizar informações em um site de forma desorganizada e sem critérios. Para atender í nova forma de apresentar serviços, faz-se necessário criar uma estrutura de informação que encampe os aspectos inerentes í estrutura municipal: atividades meio (administração, fazenda, jurídico) e atividades fim (esporte, cultura, educação, assistência social etc.) bem como aspectos relacionados í cidadania. Dentro desse cenário, o presente artigo trata o desenvolvimento de sites municipais sob a ótica de critérios ergonômicos e cidadania. Realizou-se uma pesquisa em 24 sites municipais, e a partir da análise dos resultados procedeu-se í elaboração de critérios ergonômicos com a abordagem cidadania para o desenvolvimento de sites municipais. Além da análise desses sites, esta pesquisa apresenta tanto a estrutura de informação para sites municipais como recomendações para a elaboração de sites municipais que encampem as questões aqui tratadas e que são relevantes para o aproveitamento adequado das capacidades fornecidas pelo governo eletrônicoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
