<b>Estimativa do tempo de vida útil de represa de pequeno porte</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v31i1.1517
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v31i1.1517Palavras-chave:
sedimentação, batimetria, reservatório, vida útilResumo
O trabalho foi realizado com o objetivo de comparar dois métodos para estimar o tempo de vida útil de um reservatório pequeno e raso, localizado no Município de Pirassununga, Estado de São Paulo: 1) sedimentométrico, com uso de câmaras de sedimentação, e 2) batimétrico. Na utilização do modelo para a estimativa do tempo de vida útil para a Represa Velha, para os dois métodos, a média anual entre os anos foi de 50 anos, apresentando-se semelhante entre os anos iniciais de 1998/1999, com 51 anos, e os anos finais de 2004/2005, com 46 anos, e oscilando entre os anos de 1999/2000, com 27 anos, e 2000/2001, com 76 anos. Os resultados obtidos no trabalho indicaram que é possível estimar o tempo de vida útil de represas de pequeno volume com o emprego do método sedimentométrico, conhecendo-se o valor do coeficiente de correção (K'). Este coeficiente é obtido a partir dos valores de tempo de vida útil, calculados pelos métodos sedimentométrico e batimétrico simultaneamente, durante o período de um ano.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
