<b>Reator batelada seqí¼encial para o tratamento de efluente químico de laboratório</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v25i2.2167
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v25i2.2167Palavras-chave:
efluente de laboratório, reator batelada seqí¼encial, RBS, precipitação com hidróxidoResumo
O efluente gerado em laboratórios acadêmicos de análises químicas é composto, de maneira geral, por matéria orgânica e uma grande variedade de resíduos químicos e metais pesados e consiste em um dos mais difíceis de serem tratados. O método de tratamento empregado consistia na precipitação com hidróxido e tratamento biológico em reator batelada seqí¼encial (RBS). Cada ciclo do sistema RBS foi operado por um período de 24h com as etapas de ENCHIMENTO/REAÇíO, SEDIMENTAÇíO e RETIRADA/REPOUSO na razão 20:3,5:0,5. O reator foi alimentado com uma mistura de efluente doméstico e efluente de laboratório a fim de minimizar o efeito inibitório do efluente de laboratório na bio-atividade dos microrganismos. Estudos cinéticos conduzidos para as etapas de ENCHIMENTO/REAÇíO e SEDIMENTAÇíO mostraram que o efluente é de difícil biodegradabilidade, alcançando uma redução de DQO de 11%.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
