<b>Estudo comparativo entre elementos meteorológicos monitorados por estações convencional e automática na região de Maringá, Estado do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v25i2.2220
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v25i2.2220Palavras-chave:
estação meteorológica convencional, estação meteorológica automáticaResumo
Efetuou-se, neste trabalho, um estudo comparativo entre os seguintes elementos meteorológicos: temperatura do ar máxima (Tmax), mínima (Tmin) e média (Tmed), umidade relativa do ar média (URmed) e pressão atmosférica média (Patm), obtidos em uma Estação Meteorológica Convencional (EMC) e em uma Estação Meteorológica Automática (EMA), em Maringá, Estado do Paraná, no período de 01/03/99 a 31/12/2001. Os dados entre as respectivas estações foram comparados através do coeficiente de determinação (R2), do índice de concordância de Willmott (d) e por meio do erro (ï¥) associado ao coeficiente angular da reta de regressão. Após a análise dos dados, concluiu-se que os elementos meteorológicos Tmax, Tmed, Tmin e URmed apresentaram significativa concordância entre os dados observados na EMC e na EMA. Os valores da URmed obtidos pelo sensor eletrônico da EMA foram 2% maiores que os mesmos obtidos pelo sensor da EMC, estando esse erro dentro da faixa de precisão dos sensores. Apesar dos baixos erros, os dados de Patm apresentaram diferenças significativas, contudo essa defasagem numérica deve-se í diferença de altitude (28m) das localidades onde se situam a EMC e a EMA.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.