<b>Encapsulamento do 5-fluorouracil em lipossomas para administração tópica</b> - DOI: 10.4025/actascitechnol.v25i1.2240
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v25i1.2240Palavras-chave:
lipossomas, vesículas lipídicas, encapsulamento, administração tópica, liberação controlada da drogaResumo
Este trabalho tem o objetivo de comparar diferentes metodologias de preparação de lipossomas de dipalmitoilfosfatidilcolina/colesterol (DPPC/Col) encapsulando o agente antineoplásico 5 fluorouracil (5 FU), uma droga normalmente utilizada na terapia de melaomas, projetados para administração tópica. As vesículas lipídicas foram produzidas através da hidratação do filme lipídico seco seguida de extrusão, por injeção de etanol e por evaporação da fase reversa, e a 5 FU foi incorporada nos lipossomas ativa ou passivamente. Os resultados mostraram que a incorporação da 5 FU e a estabilidade das veiculas podem ser controladas pelo procedimento empregado para encapsular o fármaco. Diferentes razões molares iniciais fármaco/lipídico afetam fortemente a eficiência de incorporação. O método de evaporação em fase reversa resultou na maior eficiência de incorporação, de aproximadamente 6%. A preparação destas veiculas não resultou em degradação detectável do fármaco. Durante 4 semanas, não se observou agregação dos lipossomas, entretanto, apreciável liberação do fármaco das vesículas foi notada.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
