Avaliação da viabilidade de regeneração de colunas de zeólita NaY na troca iônica dinâmica de Cr<sup>3+</sup>
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v24i0.2497Palavras-chave:
troca iônica dinâmica, regeneração, cromo, zeólita NaY, tratamento de efluentesResumo
Neste trabalho foi investigada a viabilidade de regeneração da zeólita NaY em colunas de leito fixo previamente trocadas com Cr3+. As trocas diretas foram realizadas com solução de cromo 15 ppm e as trocas reversas com três concentrações de solução de NaCl: 0,1 mol/L; 1,0 mol/L e 2,0 mol/L. Todos os ensaios, tanto de troca quanto de regeneração, foram realizados a uma vazão de 9 mL/min e um diâmetro de partícula médio de 0,180 mm, totalizando, para cada concentração da solução de NaCl, 5 ciclos troca/regeneração. Observou-se que a zeólita NaY tem uma grande afinidade com os íons trivalentes, o que dificulta o processo de regeneração da coluna e promove um acúmulo progressivo de cromo no leito. Somente para a concentração de 2,0 mol/L de NaCl é que ocorreu a completa remoção do cromo em tempos muitos curtos de operação, indicando que tal condição de regeneração prolonga a vida útil da coluna.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.