As origens do ensino da fí­sica em Portugal no século XVIII

Autores

  • Alexandre Medeiros UFRPE
  • Cleide Farias de Medeiros UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v24i0.2512

Palavras-chave:

história da fí­sica, história da educação, história de Portugal, jesuí­tas, oratorianos

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a extensão em que as visões tradicionalmente encontradas na literatura a respeito do conservadorismo cientí­fico dos padres da Companhia de Jesus e da atitude bem mais progressista dos padres da Congregação do Oratório no século XVIII, em Portugal, podem resistir a um estudo mais aprofundado. Analisamos as atitudes de alguns indiví­duos influentes destas ordens em relação í  Educação e í  Ciência - principalmente o jesuí­ta Inácio Monteiro e o oratoriano Teodoro de Almeida - e confrontamos as mesmas com as atitudes hegemônicas das suas respectivas Congregações. Concluí­mos, finalmente, mostrando que na medida em que a Educação e a Ciência vieram a sofrer transformações ainda mais radicais no perí­odo Pombalino, não apenas os jesuí­tas, mas também os oratorianos vieram, em seguida, a ser alijados do processo de transformação social que conduziu ao estabelecimento de uma Educação laica e do ensino de uma Ciência experimental.

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Publicado

2008-04-22

Como Citar

Medeiros, A., & Medeiros, C. F. de. (2008). As origens do ensino da fí­sica em Portugal no século XVIII. Acta Scientiarum. Technology, 24, 1697–1706. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v24i0.2512

Edição

Seção

Fí­sica

 

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