Adequação da isoterma de adsorção do corante reativo preto 5 pelas microesferas de quitosana reticulada
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v23i0.2753Palavras-chave:
adsorção, microesfera de quitosana, corante reativoResumo
Microesferas de quitosana, com diâmetro médio 1,03 ± 0,06 mm e grau de desacetilação de 72,5%, foram empregadas como adsorvente para o corante reativo preto 5. A quitosana foi caracterizada através de espectroscopia no infravermelho (IV), RMN 13C e grau de desacetilação (GD%) e reticulada com glutaraldeído 2,5% (m/v) para aumentar a sua resistência em meio ácido. As isotermas correspondentes foram obtidas em soluções ácidas e alcalinas. Dados experimentais foram plotados usando as isotermas de Langmuir, Freundlich estendida e Nernst, mostrando que a adsorção foi mais efetiva em meio ácido e ajustando melhor a isoterma de LangmuirDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
