Proposição de um modelo de Arquitetura de Sistemas de Informação para o setor público
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v23i0.2783Palavras-chave:
Sistemas de Informação, administração pública, arquitetura de sistemas de informação, setor públicoResumo
A integração de sistemas de informação, tecnologia, processos de negócios e usuários no âmbito do setor público está englobada no modelo de Arquitetura de Sistemas de Informação (ASI) aqui apresentado. Este modelo considera aspectos específicos do setor público, bem como as características do desenvolvimento e uso de sistemas de informação neste setor, encontradas na literatura e nos estudos realizados em empresas estatais brasileiras prestadoras de serviços de informática. O modelo proposto foi estruturado em 5 componentes: estrutura governamental; serviços públicos; sistemas de informação (SI); tecnologia de informação (TI) e usuários. O modelo proposto foi submetido a um processo de validação junto í empresas estatais brasileiras prestadoras de serviços de informática. Os resultados apontam para a relevância da visão integrada de seus componentes e permitem estabelecer estratégias para implantação de um modelo de ASI, observando as especificidades do setor públicoDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
