Oportunidades e limitações para aplicação de simulação e modelagem como suporte í agricultura de precisão
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v23i0.2789Palavras-chave:
milho, modelagem, agricultura de precisãoResumo
A agricultura de precisão tem sido proposta como manejo estratégico de cultivos agrícolas, em escala menor do que a área total da lavoura, com base na aplicação de informação tecnológica e conhecimento agronômico. O gerenciamento da variação de variáveis de solo e planta se faz necessário para se obter sucesso nesta atividade. Tal fato implica em se lidar com grande número de dados, que devem ser coletados e tratados visando ao desenvolvimento do poder de decisão. A modelagem das interações do complexo solo-clima-desenvolvimento de culturas tende a ser uma escolha natural para a rápida integração e busca por estratégias de manejo. Um experimento foi desenvolvido em Angatuba, Estado de São Paulo (23o33´S; 48o18´W; 670 m), e a cultura do milho foi observada através de duas de estações de crescimento (1999-2000), em duas áreas de cultivo distintas. Foi efetuado o monitoramento de propriedades de solo, relacionadas í produtividade agrícola, além de variáveis de planta. Para uma das áreas análises sítio-específico, foram conduzidas através do uso de modelo de simulação, com base em amostragem esparsa de propriedades de solo. Em uma segunda área, o potencial de implementação desta nova tecnologia, tendo a modelagem e simulação como suporte, foi discutido, com base na estrutura espacial de variáveis de planta e solo, obtidas em amostragem intensiva. Os resultados das observações de campo sugerem que a modelagem de processos físicos é uma ferramenta fundamental para a implementação da agricultura de precisão, tendo por base uma escala de trabalho realística e a utilização de estratégias de amostragem a partir de fontes múltiplas, que devem incluir o sensoriamento remoto. No presente estudo, a malha de amostragem de solo, em uma escala de lavoura, mostrou-se inconsistente com as necessidades da agricultura de precisão, no que se refere í extensão da aplicação de modelagem, baseada em processos pontuais, para o espaço de um áreaDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.