Ensinando o conceito de entropia através de conjecturas transformadas de Boltzmann em experimentos computacionais
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v22i0.3127Palavras-chave:
entropia, história da física, simulaçõesResumo
Novos métodos para o Ensino Médio e de Graduação levam os estudantes a compreender o mundo físico pela construção e pela utilização de modelos para descrever, explicar, prever e controlar os fenômenos físicos. Modelar um sistema de muitas partículas envolve a necessidade de introduzir aproximações estatísticas e olhar a realidade de uma forma probabilística. O presente artigo expõe um modelo de ensino em que a história da física é utilizada como um “estudo de casoâ€, no sentido de permitir aos alunos conviver com uma seqí¼ência de pensamentos, num contexto e numa lógica de interrogação e experiência. Este modelo focaliza as conjecturas de Boltzmann e o seu raciocínio baseado em modelos estocásticos em uma era mecanicista. São descritos estes tipos de conjecturas escolhidos e a estrutura de nosso modelo aproximativo e ensino é posta junto com ferramentas didáticas preparadas no sentido de familiarizar os estudantes com o cálculo combinatorial e permutacional. São apresentados os resultados preliminares do primeiro teste-piloto em dois cursos de preparação de professoresDownloads
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