<b>Otimização da extração enzimática da proteína do feijão</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v32i3.6277
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v32i3.6277Palavras-chave:
Feijão, proteínas, enzimas, tempo de reação, pHResumo
Considerando-se a importância do feijão na dieta do brasileiro e, ainda, que este alimento não é permitido na alimentação de fenilcetonúricos, é fundamental promover a extração de suas proteínas, visando í posterior remoção de fenilalanina. No intuito de se otimizar a extração proteica do feijão, dois métodos enzimáticos foram, inicialmente, empregados. Para aquele que produziu o maior rendimento de extração proteica (REP), foi realizado um estudo do efeito de diversos parâmetros, tais como velocidade de centrifugação, tempo de reação, pH inicial e tipo de enzima (uma de Bacillus licheniformis, duas de Bacillus subtilis, uma de Aspergillus sojae e uma de Papaya carica). Os resultados indicaram que o melhor método foi o que empregou uma concentração de matéria-prima de 1:10 (p v-1), pH inicial de 10,5, temperatura de 50°C, e ausência de agitação em ultraturrax. Com relação aos parâmetros testados, o maior REP (93,1%) foi obtido ao se utilizar a enzima de Bacillus licheniformis, na velocidade de centrifugação de 10.640 x g, tempo de reação de 3h e pH inicial de 10,5.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
