<b>Análise da topografia da superfí­cie usinada por descargas elétricas do aço-rápido ABNT M2</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i1.6763

Autores

  • Jean Robert Pereira Rodrigues Universidade Estadual do Maranhão
  • Claudionor Cruz Universidade Federal de Uberândia
  • Sinésio Domingues Franco Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i1.6763

Palavras-chave:

usinagem por descargas elétricas, fluido dielétrico, crateras e topografia da superfí­cie

Resumo

A usinagem por descargas elétricas é um processo excepcional para usinagem de formas complexas em materiais condutores elétricos, principalmente para aqueles de alta dureza, difí­ceis de serem usinados por processos tradicionais. Em cada descarga, uma cratera é formada no material e uma pequena cratera é formada no eletrodo. De todo material fundido produzido em cada descarga, só 15%, ou menos, são removidos através do fluido dielétrico. O restante do material fundido solidifica-se formando uma superfí­cie rugosa. As caracterí­sticas da superfí­cie obtida, sobreposição de crateras, glóbulos de impurezas, “chaminésâ€, bolhas (formadas quando os gases presos são liberados através do material resolidificado), são reveladas através de uma análise por microscopia eletrônica de varredura. O trabalho proposto tem por objetivo estudar o efeito de vários fluidos dielétricos, sobre topografia da superfí­cie e taxa de remoção de material (TRM), no aço rápido ABNT M2, durante a usinagem por descargas elétricas.

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Biografia do Autor

Jean Robert Pereira Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão

D

Claudionor Cruz, Universidade Federal de Uberândia

Faculdade de Engenharia Mecânica - UFU

Sinésio Domingues Franco, Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Engenharia Mecânica - UFU

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Publicado

2011-02-04

Como Citar

Rodrigues, J. R. P., Cruz, C., & Franco, S. D. (2011). <b>Análise da topografia da superfí­cie usinada por descargas elétricas do aço-rápido ABNT M2</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i1.6763. Acta Scientiarum. Technology, 33(1), 27–30. https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i1.6763

Edição

Seção

Engenharia Mecânica

 

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