<b>Clarificação do caldo de cana-de-açúcar por carbonatação - ensaios preliminares</b> - doi: 10.4025/actascitechnol.v33i3.7914
DOI:
https://doi.org/10.4025/actascitechnol.v33i3.7914Palavras-chave:
caldo de cana-de-açúcar, clarificação, carbonataçãoResumo
A clarificação do caldo de cana-de-açúcar constitui uma das principais operações unitárias na obtenção do açúcar branco. No Brasil, o método tradicional deste processo é a sulfitação, técnica que emprega SO2 gasoso e cal. Porém, tem apresentado algumas restrições quanto ao seu uso, de ordem tecnológica, operacional, ambiental e normas de segurança alimentar. Neste sentido, a carbonatação pode ser uma alternativa viável e o estudo de suas variáveis faz-se necessário. O objetivo deste trabalho é a clarificação do caldo de cana-de-açúcar por carbonatação, utilizando CO2 gasoso e cal. O efeito do pH da reação, na faixa de 5 a 9, é avaliado sobre os parâmetros de maior relevância í qualidade do caldo clarificado, destacando-se o teor de sacarose, açúcares redutores, amido, fosfato, turbidez, cor ICUMSA, dureza e cinzas. Observou-se que não houve degradação da sacarose, e a clarificação em pH 9 removeu os maiores percentuais de amido, fosfato e turbidez e maior degradação dos açúcares redutores o que pode ter levado í formação de compostos coloridos, justificando o fato de não serem obtidos os maiores percentuais de remoção de cor neste tratamento. Nas condições do experimento, a carbonatação em pH inferior a 7 apresentou-se pouco eficiente na remoção das impurezas do caldo de cana-de-açúcar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido í publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.