<b>Análise de trilha em caracteres de rendimento de clones de batatadoce (<em>Ipomoea batatas</em> (L.) Lam)</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i2.1119
Resumo
A batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam) é uma hortaliça tuberosa de ampla adaptação, cultivada em todo o território brasileiro, sendo muito importante para a alimentação humana ou animal. O Brasil possui rendimento médio de 11.035 kg ha-1, cultivando 43.900 ha. Apesar dessa importância, pouco se sabe sobre quais fatores estão envolvidos no rendimento de raízes comerciais. Neste trabalho, objetivou-se, por meio da realização de uma análise de trilha, obter informações sobre quais variáveis estão envolvidas no rendimento de raízes comerciais. Avaliaram-se as seguintes variáveis: comprimento da raiz (CR), diâmetro médio da raiz (DMR), número de raízes comerciais (NRC), peso da parte aérea (PPA), rendimento de raízes não-comerciais (RRNC), resistência à broca do coleto (RBC) e resistência à ferrugem branca (RFB) sobre o rendimento de raízes comerciais (RRC). Os resultados indicam que DMR é o principal responsável pela variação de RRC. As variáveis PPA, RRNC, RBC e RFB não apresentam efeitos significativos sobre RRC.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.