<b>Carbono da biomassa microbiana e do CO<sub>2</sub> liberado, micorrização, fertilidade e produtividade do milho sob diferentes manejos do solo e calagem</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v28i1.1289
Resumo
O objetivo deste trabalho foi quantificar o carbono da biomassa microbiana (CBM) e do CO2 (CCO2) liberado, a micorrização, fertilidade e a produtividade do milho em razão do manejo do solo e da calagem aplicada à superfície. Para tanto, instalouse um experimento com quatro tratamentos constituídos de dois manejos do solo, plantio direto (PD) e cultivo mínimo (CM), com e sem calcário (0 e 2 t ha1), com quatro repetições. Os manejos afetaram os atributos químicos do solo na camada 00,10 m: o maior valor de P foi observado no CM e o menor de Al no PD. Uma vez que não foram observadas diferenças significativas entre tratamentos para as variáveis microbiológicas e produtividade de milho, isto permite afirmar que é possível evitar a interrupção do PD com aplicação de calcário na superfície, visto que a incorporação do material de cobertura e a calagem pouco alteraram a estabilidade do sistema.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







































