<b>Entomofauna visitante e produção de frutos em melancia (<em>Citrullus lanatus</em> Thunb.) – Cucurbitaceae</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i3.1408
Resumo
O presente experimento foi conduzido para estudar a freqüência, tipo de coleta (néctar e/ou pólen), comportamento de insetos em flores de melancia (Citrullus lanatus), var. Crimson sweet, e seu efeito na produção de frutos, tanto em quantidade quanto em qualidade. As flores foram marcadas e a produção foi avaliada: 14 flores femininas foram cobertas com armações revestidas de tecido de náilon para impedir a visita dos insetos e os dados foram comparados a um mesmo número de flores descobertas. Os insetos mais freqüentes nas flores da melancia foram as abelhas irapuás (Trigona spinipes - 48,72%), seguidas das abelhas jataí (Tetragonisca angustula - 15,70%) e africanizada (Apis mellifera - 9,93%), dípteros (9,30%), vespídeos (7,70%), formigas (5,13%) e coleópteros (3,52%). As abelhas irapuás visitaram as flores das 8h às 17h, preferindo as flores masculinas (82,9%). Esta abelha diminuiu sua freqüência no decorrer do dia. A abelha jataí preferiu flores masculinas (85,4%) mostrando um pico de coleta de néctar às 9h e de pólen às 18h. A abelha africanizada preferiu as flores masculinas também (71,0%), mostrando dois picos de freqüência, às 10h para néctar e às 14h para pólen. As flores que foram mantidas cobertas durante a floração não produziram frutos.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.