<b>Avaliação de clones de mandioca (<em>Manihot esculenta</em> Crantz) para indústria na região Noroeste do Estado do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i2.1784
Resumo
Com o objetivo de avaliar clones de mandioca foram instalados experimentos no município de Araruna, Estado do Paraná. Os experimentos foram instalados durante os anos agrícolas de 1999/2000, 2000/2001 e 2001/2002, tendo sido avaliados os clones IAC 9- 90, IAC 39-90, IAC 46-90 e IAC 62-90, bem como as cultivares Branca de Santa Catarina, IAC 12 e Fibra, como testemunhas. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos completos casualizados, com quatro repetições. A incidência de doenças foi baixa para todos os genótipos. A análise conjunta revelou interação significativa (p<0,05) entre genótipos e anos para a maioria das características, exceto para o diâmetro de caule, comprimento de raízes tuberosas e teor de matéria seca. Quanto à produção de raízes tuberosas, destacaramse as cultivares Fibra e IAC 12, e o clone IAC 46-90. Quanto à produção de matéria seca, a cultivar Fibra e os clones IAC 46-90 e IAC 62-90 foram os genótipos que se sobressaíram.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.