<b>Populações de plantas, adubação e calagem para o feijoeiro (cv. Iapar 81) em um Gleissolo de Ponta Grossa, Estado do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i3.1835
Resumo
Na região Centro-Sul do Estado do Paraná, dentre os principais fatores limitantes da produtividade da cultura do feijoeiro, predominam subdosagens ou ausência de fertilizantes e calcário e baixas populações de plantas. Com o objetivo de estudar, na safra das águas 2000/01, o comportamento de populações de plantas e níveis de adubação e calagem mais adequados à cultura do feijoeiro cv. Iapar 81, foi conduzido um experimento de campo em Ponta Grossa–PR. O delineamento experimental foi blocos ao acaso com quatro repetições e arranjo fatorial 4 x 4 envolvendo quatro populações de plantas (100, 200, 300 e 400 mil plantas ha-1) e quatro níveis de adubação e correção (doses 0,0; 0,5; 1,0 e 1,5 de fertilizantes e calcário, sendo a dose 1,0 correspondente à recomendação). O aumento da população de plantas, apesar de reduzir linearmente o número de grãos por vagem e o número de vagens por planta, proporcionou elevação do rendimento de grãos até cerca de 303 mil plantas ha-l, causando redução em populações superiores. O incremento dos níveis de adubação e calagem elevou linearmente a altura de plantas e o número de vagens por planta, mas não foi suficiente para elevar significativamente o rendimento de grãos, que se mostrou limitado por severa desfolha causada por mancha angular e excesso de chuvas nas etapas finais do ciclo vegetativoDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.