<b>Efeitos do CPPU na frutificação do kiwi cv. Bruno na região de Guarapuava, Estado do Paraná</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v27i2.1908
Resumo
O kiwi, como planta dióica, produz flores masculinas e femininas em indivíduos diferentes, o que dificulta a sua polinização, condição necessária para bons rendimentos de produção. Nesse contexto, um experimento foi conduzido em pomar na região de Guarapuava, Estado do Paraná, com o objetivo de estudar o efeito do CPPU na frutificação do kiwi cv. Bruno. Os tratamentos consistiram de pulverizações dirigidas às flores, quando 50% destas se encontravam abertas, de soluções aquosas de CPPU a 0; 2,5; 5,0; 7,5; 10,0 e 12,5 mg L–1 , além de um tratamento em que se realizou polinização manual. Os tratamentos com CPPU e com polinização manual aumentaram significativamente a porcentagem de pegamento dos frutos sem interferir em seu tamanho e peso. O tratamento com CPPU a 5,0 mg L–1 aumentou a porcentagem de pegamento dos frutos de 54,6% na testemunha para 87,5%. No entanto, o tratamento com CPPU a 12,5 mg L–1 reduziu o teor de sólidos solúveis totais do mosto.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.