<b>Influência do manejo do solo, lâminas de água e doses de nitrogênio na produtividade do feijoeiro</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v26i1.1949
Resumo
O trabalho foi conduzido no ano de 1999, no município de Selvíria, Estado do Mato Grosso do Sul, e teve como objetivo avaliar o comportamento do feijoeiro em função do preparo do solo, do manejo de água e das doses de nitrogênio em cobertura. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, com 4 repetições, sendo os tratamentos constituídos por 3 modalidades de preparo do solo, 4 doses de nitrogênio em cobertura e aplicação de 3 lâminas de água. Foram avaliados: a matéria seca de plantas, o número de vagens e grãos por planta, o número de grãos por vagem, a massa de 100 grãos e a produtividade. As lâminas de água utilizadas influenciaram positivamente a aplicação das doses de nitrogênio, promovendo, assim, incrementos na produtividade de grãos na ordem de 38% e 74% na L2 (190mm) e L3 (230mm), respectivamente, em relação à L1 (128mm), para a dose de 90kg há-1. O preparo com escarificador e arado de aiveca proporcionou comportamento semelhante para as características produtivas, diferindo da grade aradora que obteve menor desempenho. As modalidades de preparo do solo não interferiram na resposta do feijoeiro às aplicações das doses de nitrogênioDownloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.